O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Cortem as gargantas dos republicanos.” Homem que aparece neste vídeo é o atirador que disparou sobre Donald Trump?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
No X/Twitter propaga-se um vídeo que exibe um jovem – alega-se ser Thomas Matthew Crooks, o homem que disparou sobre o ex-Presidente dos EUA, Donald Trump – a proferir ameaças contra os republicanos e os fascistas. Confirma-se que o jovem das imagens deste vídeo é mesmo Crooks?

Cortem as gargantas dos republicanos. Cortem as gargantas dos fascistas. Morte aos fascistas.” São estas as palavras proferidas pelo protagonista de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais após a tentativa de homicídio de que foi alvo Donald Trump, que será o candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de novembro deste ano nos EUA.

Isto porque, segundo a alegação que acompanha uma das várias publicações que disseminam estas imagens, o jovem que se ouve a proferir tais palavras violentas será Thomas Matthew Crooks – ou seja, precisamente o autor do referido ataque, que foi abatido pelos Serviços Secretos na sequência da investida. Verdade ou mentira?

Imagens desse mesmo incidente encontram-se a circular “online” desde, pelo menos, 6 de fevereiro de 2020. Nessa altura, Thomas Matthew Crooks – que tinha 20 anos de idade no momento do ataque sobre Trump – teria apenas 16 anos. 

Ora, esse momento foi, inclusive, alvo de cobertura mediática, com o jornal diário “Arizona Republic” a ter reportado que um homem gritou “cortem as gargantas dos republicanos” contra elementos da organização estudantil “Students for Trump at ASU”, da Arizona State University (Universidade Estadual do Arizona). Em causa um incidente que teve lugar no campus universitário da cidade de Tempe. 

O mesmo órgão de comunicação social dava conta de que a polícia afeta à universidade estava já a investigar o vídeo – que terá sido partilhado primeiramente pela referida associação de estudantes – e a trabalhar para identificar o homem que profere tais afirmações, bem como para confirmar se ele próprio seria aluno daquela universidade.

Mas a verdade é que o autor dos disparos sobre Donald Trump, Thomas Matthew Crooks, apenas concluiu o ensino secundário – mais concretamente na Bethel Park High School – no final do ano letivo de 2022, segundo confirmou este domingo, em comunicado, o Distrito Escolar de Bethel Park, do qual fazia parte a referida instituição de ensino. 

Segundo constatou o “Logically Facts”, os estados da Pensilvânia (onde se localiza esta escola) e do Arizona ficam a mais de três mil quilómetros de distância, o que torna a tese ainda menos credível. Ou seja, não existe qualquer fundamento para afirmar que o indivíduo que protagoniza o vídeo que se tornou viral nas redes sociais seja Thomas Matthew Crooks.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Entre a espada e a parede, Zuckerberg escolheu a defesa dos seus interesses económicos imediatos, em detrimento do papel “sem precedentes” (palavras suas durante uma sessão no congresso americano) que ...

Em destaque