Quando, no passado dia 23 de outubro, Rodrigo Caio fez o quinto golo do Flamengo na meia-final da Taça dos Libertadores, muitos adeptos do Grémio não queriam acreditar que o sonho da final estava liquidado. O clube treinado por Jorge Jesus avançava assim, com uma goleada, em busca do troféu que se vai decidir a 23 de novembro num jogo contra os argentinos do River Plate. Tudo isto são factos. As fake news surgiram depois nas redes sociais.

O Polígrafo já desmistificou uma das mentiras que andou a circular em diferentes plataformas sobre um suposto acordo feito entre o Flamengo e o Grémio para que a equipa de Jorge Jesus pudesse avançar na competição.

Mas parece que esta história não é única. Os adeptos do Grémio viram a sua esperança reforçada quando começou a ser partilhado no Facebook outro texto onde é avançado que o jogo entre o Flamengo e o Grémio irá ser “anulado de acordo com o STJD [Superior Tribunal de Justiça Desportiva]” porque o clube que JJ treina “está envolvido em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, junto com a Federação desportiva do Rio de Janeiro, nas compras dos jogadores Arrascaeta e Vitinho”. Com a anulação do jogo, “o Grémio se consagra o finalista da taça Libertadores da América”, pode ainda ler-se.

Jorge jesus

Antes de mais a informação foi publicada a 17 de abril num comentário feito a uma publicação da página do Club de Regatas Vasco da Gama, o que significa que não é atual, uma vez que a goleada do Flamengo aconteceu no final de outubro. A publicação é acompanhada por uma pré-visualização da ligação que remete para o portal de notícias da Globo – um truque para criar credibilidade. No entanto, no conteúdo da publicação surge um segundo link que envia o leitor para um meme de Tiririca - um artista, humorista e político brasileiro – onde se pode ler “É mentira abestado!!!”

O Flamengo, garante o rumor partilhado no Facebook, “está envolvido em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, junto com a Federação desportiva do Rio de Janeiro, nas compras dos jogadores Arrascaeta e Vitinho”.

Ou seja, ao abrir o link o utilizado irá perceber que se trata de uma brincadeira. Porém, muitas pessoas não abrem a ligação, acreditam que se trata de uma informação real e partilham-na como verdadeira, já sem o link que a enquadra.

Além da data da publicação, há outros indícios para que consideremos esta informação falsa. Como explica a plataforma brasileira de fact-checking Boatos.org, não é da responsabilidade do STJD tomar uma decisão em relação à Taça dos Libertadores, mas sim da Confederação Sul-Americana de Futebol. Por outro lado, não existem quaisquer denúncias contra o Flamengo que estejam relacionadas com as acusações feitas nas publicações, avança ainda o site.

Desta forma, e com uma forte goleada, a equipa de Jorge Jesus avança agora para a final da Libertadores, onde irá defrontar River Plate. O Flamengo não disputa uma final da taça desde 1981, quando venceu o Cobreloa, numa disputa renhida que obrigou à realização de um jogo de desempate.

De referir que Jorge Jesus está cada vez mais perto de vencer o Campeonato brasileiro. Ontem Willian Arão, aos 39 minutos, marcou na própria baliza o golo que deu vantagem ao Bahia, mas a formação orientada por Jesus deu a volta, na segunda parte, com golos de Reinier, aos 54, Bruno Henrique, aos 72, e Gabriel Barbosa, aos 88 e terminou a partida a ouvir os adeptos gritarem: "É campeão".

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua