A publicação em causa data de 23 de março de 2020. Nesse dia foram registados mais 601 mortos por coronavírus na Itália, acumulando um total de 6.077 óbitos desde o início da pandemia.

Este número entretanto já escalou para 6.820, com mais 743 mortes registadas ontem, dia 24 de março.

Além das imprecisões nos números, mais grave é a indicação falsa de que terão morrido 232 crianças em apenas um dia.

É verdade que o coronavírus não afeta somente as pessoas mais velhas, embora a taxa de letalidade seja mais elevada nos mais idosos, sobretudo quando têm outras patologias associadas como diabetes ou doenças cardiovasculares. Mas a alegação de que morreram 232 crianças na Itália é completamente falsa.

De acordo com um relatório divulgado precisamente no dia 23 de março, até então tinham sido registados 318 casos de infeção com a Covid-19 na faixa etária dos 0 aos 9 anos e mais 386 casos na faixa etária dos 9 aos 19 anos. Total de mortes nessas faixas etárias, até então: zero.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network