"Entenda a diferença. Em isolamento: pessoa que testou positivo para a Covid-19. Em quarentena: pessoa que esteve em contacto com alguém que tem o vírus e está a aguardar para ver se tem sintomas. Em distanciamento social: pessoa que está a fazer a sua parte para reduzir o risco de transmissão", destaca-se na mensagem da publicação.

E conclui-se: "Agora que já sabe distinguir uma coisa da outra, pratique o distanciamento social para não cair em quarentena e acabar em isolamento".

Esta publicação foi amplamente partilhada no Facebook e denunciada por vários utilizadores como sendo falsa ou enganadora. Verificação de factos.

De acordo com uma orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) datada de 16 de março e intitulada como "Infeção por SARS-CoV-2 (Covid-19) - Distanciamento Social e Isolamento", o isolamento e a quarentena são "medidas de afastamento social essenciais em Saúde Pública", especialmente utilizadas "em resposta a uma epidemia e pretendem proteger a população pela quebra da cadeia de transmissão entre indivíduos".

A quarentena é utilizada "em indivíduos que se pressupõe serem saudáveis, mas possam ter estado em contacto com um doente confirmadamente infecioso". Já o isolamento aplica-se a "indivíduos doentes, para que através do afastamento social não contagiem outros cidadãos".

Por outro lado, as medidas de distanciamento social são medidas a adotar de forma a reduzir a interação entre as pessoas para que a transmissão da Covid-19 seja também mais reduzida. Entre as recomendações da DGS destacam-se, por exemplo, a lavagem regular das mãos, distância superior a dois metros das outras pessoas e, sempre que possível, o trabalho a partir de casa.

Em suma, a publicação sob análise difunde informação verdadeira.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network