O autor da publicação questiona: "Será que se nós partilharmos esta imagem de Itália as pessoas mudam de comportamento?" E mais de 8,3 mil utilizadores do Facebook já o fizeram, tornando-se uma imagem viral.

O contexto é a pandemia de Covid-19 que está a assolar a Itália e demais países europeus, além dos Estados Unidos da América (EUA) e, em menor escala, centenas de países de quase todos os continentes.

A imagem em causa está a ser partilhada como tendo sido captada recentemente na Itália, mostrando uma praça repleta de caixões, supostamente com vítimas mortais de Covid-19.

Verdadeira ou falsa?

Através de uma pesquisa na aplicação TinEye verificamos que a fotografia é antiga, tendo sido captada na cidade de L'Aquila, a capital da região de Abruzzo, Itália, em abril de 2009.

A fotografia é da autoria do fotojornalista Carlo Ferraro, da European Pressphoto Agency (pode conferir aqui), não tendo qualquer relação com a atual pandemia de Covid-19.

Na verdade retrata um conjunto de 205 caixões, alinhados no pátio de uma academia de polícia em L'Aquila, com vítimas mortais do sismo ocorrido naquela região, na madrugada de 6 de abril de 2009. O sismo provocou a morte de 309 pessoas, além de 1.600 feridos.

Até ao dia 7 de abril, a pandemia de Covid-19 já infetou mais de 135 mil pessoas na Itália, totalizando 17.127 mortos.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network