"Atenção pessoal de Coimbra: Somos o concelho com maior número de infetados nas últimas 24 horas. Cuidem-se e cuidem dos outros", indica-se na publicação em causa, datada de 5 de maio (referindo-se aos números do dia anterior) e já com mais de 500 partilhas.

Esta publicação foi denunciada por vários utilizadores do Facebook como sendo fake news. Confirma-se?

Entre os dias 3 e 4 de maio, de acordo com os dados oficiais da Direção-Geral da Saúde (DGS), o concelho de Coimbra registou um aumento significativo de novos casos de infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo o relatório epidemiológico da DGS, no dia 3 de maio, o concelho de Coimbra tinha 458 pessoas infetadas. No dia 4 de maio passou a ter 508 pessoas infetadas. Ou seja, verificou-se um aumento de 50 casos.

No entanto, o concelho de Condeixa-a-Nova, pertencente ao distrito de Coimbra (e limítrofe ao concelho de Coimbra), destacou-se como aquele que registou um maior aumento de casos ao nível nacional. Passou de 71 casos confirmados para 135 (mais 64 do que no dia anterior).

Em suma, ainda que Condeixa-a-Nova pertença ao distrito de Coimbra, não é verdade que Coimbra tenha sido o concelho que registou um maior aumento de casos no referido período temporal. Presume-se que o autor da publicação terá confundido o concelho com o distrito ou vice-versa.

Entretanto, no dia 5 de maio, de acordo com o relatório epidemiológico da DGS, o concelho de Coimbra passou a ter 520 casos de infetados (mais 12 do que no dia anterior), enquanto Condeixa-a-Nova passou a ter 142 casos (mais 7 do que no dia anterior).

_____________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network