O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Coronavírus: Candidata do Chega produziu 1.143 máscaras para entregar gratuitamente à população?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Coronavírus
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Em publicação viral nas redes sociais destaca-se que "Susana Oliveira, "estudante de arquitectura e candidata ao concelho de Marco de Canaveses pelo Chega, usou a sua quarentena para produzir 1.143 máscaras para entregar à população de forma gratuita". Verdade ou mentira?

“Se fosse um comunista do Governo a fazer, vocês iam partilhar. Mas como foi o Chega a fazer, aposto que ninguém vai partilhar”, acrescenta-se na mensagem da publicação em causa, partilhada por centenas de pessoas no Facebook.

Este conteúdo foi denunciado como sendo fake news. Confirma-se?

De facto, não encontramos qualquer registo público da iniciativa descrita na publicação. Também não encontramos qualquer registo público da existência de uma “candidata do Chega” no concelho de Marco de Canaveses que dê pelo nome de Susana Oliveira.

Mais, a imagem da suposta candidata Susana Oliveira corresponde, na verdade, a uma actriz de vídeos pornográficos, num esquema que replica outros que o Polígrafo já verificou – como este, por exemplo.

Concluímos assim que se trata de uma falsidade, provavelmente com intuito humorístico, embora a maior parte das pessoas que comentam e partilham a publicação pareça acreditar na veracidade da mesma. Por entre algumas denúncias de que não passa de uma “brincadeira”.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...
Horas depois de ter ajudado à morte antecipada da eleição de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República, o líder do CDS-PP nega agora ter sido um dos principais intervenientes. Nuno Melo garante ter falado em causa própria quando disse que "não havia acordo" com o Chega, mas não é isso que mostra a conversa que teve com a SIC Notícias durante a tarde de ontem. ...