O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Continente está a oferecer “vouchers de 500 euros” mais “prémio em dinheiro” a quem descobrir número 280 nesta tabela?

Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Hoje o Continente oferece um 'voucher' de 500 euros e prémio em dinheiro às primeiras 550 pessoas que souberem um número diferente do 208 na imagem", destaca-se em publicação nas redes sociais, exibindo uma tabela de números (apenas um 280 entre dezenas de 208) sob o logótipo do Continente, cadeia de supermercados portuguesa. Verdadeiro ou falso?

“Todos os vencedores serão contactados diretamente pela nossa equipa. Os vouchers podem ser utilizados em todos os nossos agentes Continente”, garante-se na publicação que tem origem na página “Continente Fans”, exibindo uma tabela de números (apenas um 280 entre dezenas de 208) sob o logótipo do Continente, cadeia de supermercados portuguesa.

Essa página foi criada no mesmo dia em que foi lançada a publicação, 19 de fevereiro, o que levanta desde logo suspeitas quanto à autenticidade da oferta ou promoção. Que aliás suscitou dúvidas a vários leitores do Polígrafo que pediram uma verificação.

Na caixa de comentários da publicação, um utilizador do Facebook partilha uma troca de mensagens em que lhe são dadas várias indicações para adquirir o referido voucher, além do “prémio em dinheiro”.

Nestas indicações são pedidos os dados do “vencedor”. Pode ler-se na captura de ecrã partilhada o seguinte: “Registe-se agora porque os vouchers são limitados”.

"A equipa da Mercadona oferece hoje um 'voucher' de 500 euros às primeiras 200 pessoas que acertarem no número de patos na fotografia", destaca-se em publicação nas redes sociais, exibindo a imagem de um conjunto de patos sob o logótipo da cadeia de supermercados espanhola. Verdadeiro ou falso?

O esquema é similar a tantos outros que circulam nas redes sociais – alguns dos quais já sinalizados pelo Polígrafo como burlas ou fraudes – e os sinais de alerta são evidentes.

De resto, o Polígrafo confirmou junto do Continente que esta promoção ou oferta é fraudulenta, não tendo qualquer relação com a cadeira de supermercados em causa. Não se deixe enganar.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...