"Vacinado? Estás à espera de quê? De 15 a 31 de agosto, o Continente oferece cinco euros em cartão a quem apresentar o certificado digital". Esta é a mensagem em destaque no folheto promocional, com os logotipos da cadeia de hipermercados Continente e de várias lojas do grupo Sonae. Mas será que se trata de uma promoção autêntica?

Em letras pequenas, no fundo do folheto são apresentadas as condições gerais da alegada promoção: "Campanha de 10% de desconto em cartão válida nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2017 nas lojas Continente". Ora, este elemento permite perceber que se trata de uma imagem manipulada.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Sonae informa que "a comunicação a circular nas redes sociais, a indicar que várias lojas do grupo se encontram a oferecer cinco euros em cartão Continente aos clientes vacinados contra a Covid-19, é totalmente falsa".

"A Sonae repudia a utilização de campanhas enganosas que apenas visam prejudicar os consumidores", sublinha a empresa que, após o nosso contacto, emitiu um alerta de campanha fraudulenta no site oficial.

Conclui-se que a campanha promocional difundida nas redes sociais é falsa.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network