O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Continente aumentou preço da bebida “Iced Tea Manga” na véspera do “IVA zero”?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
De 1,29 euros para 1,44 euros, com 10 dias de diferença. Em publicação no Facebook mostram-se duas faturas com a indicação dos preços de venda do referido produto - "Iced Tea Manga" de marca Continente -, a primeira numa loja Continente e a segunda numa loja Meu Super (do mesmo grupo empresarial). Respondendo a pedidos de leitores, o Polígrafo verifica.

“Partilhem. Afinal não é só o Pingo Doce que faz aumentos a poucos dias de tirarem o IVA de alguns produtos. O Continente também decidiu aumentar os preços. Os mesmos sumos com 10 dias de diferença na data de compra, que de 1,29 euros passa para 1,44 euros“, denuncia-se num post de 30 de março no Facebook, enviado ao Polígrafo com pedidos de verificação de factos.

Exibe uma imagem com as duas faturas lado-a-lado, a primeira numa loja Continente (a 17 de março de 2023) e a segunda numa loja Meu Super (a 27 de março de 2023). De facto, o preço do mesmo produto – “Iced Tea Manga” de marca Continente – aumenta de 1,29 euros para 1,44 euros entre as duas faturas, com uma diferença temporal de 10 dias.

A denúncia tem fundamento?

Importa desde logo salientar que a isenção do IVA num cabaz de bens essenciais (44 produtos alimentares) vai vigorar de 18 de abril a 31 de outubro, mas não inclui este tipo de bebida, pelo que se exclui uma eventual relação entre o aumento do preço e a anulação da taxa de IVA neste produto em específico.

Outro elemento a ter em conta é que, embora se trate de um produto de marca Continente, a segunda fatura não tem origem numa loja Continente, mas sim numa loja Meu Super – que, ainda assim, pertence ao mesmo grupo empresarial do Continente.

O anúncio surgiu na semana passada: entre 30 de março e 1 de abril, a Worten teria em vigor uma "promoção IVA zero" em vários dos seus produtos. Seria de esperar que os preços baixassem, certo? Errado. Em denúncia enviada ao Polígrafo, uma máquina de lavar roupa aumentou 129 euros precisamente no dia em que a promoção arrancou.

Questionada pelo Polígrafo sobre esta denúncia, fonte oficial da Sonae MC (empresa detentora da rede de lojas Continente, Modelo, Bom Dia, etc.) explica que “as lojas do Continente e as lojas Meu Super são exploradas por empresas distintas, que decidem de forma livre e autónoma o PVP [Preço de Venda ao Público] dos produtos que colocam à venda”.

“O Meu Super é uma rede de franquia da Sonae MC, mas as lojas são exploradas por empresas que são independentes na gestão das suas lojas, nomeadamente no que respeita a PVP”, sublinha.

“O PVP do produto referido – ‘Iced Tea de Manga’ da marca Continente – mantém-se desde outubro de 2022, nas lojas Continente”, garante.

Em suma, as faturas são reais, tal como os preços, mas importa ter em atenção que estamos perante duas lojas de marcas distintas, embora pertencentes ao mesmo grupo empresarial. A associação ao “IVA zero” também é enganadora, pelos motivos já expostos.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque