Rodrigo Mora está, de novo, em destaque esta semana: marcou um golo de grande espetacularidade ao Casa Pia, foi eleito o melhor em campo nesse jogo e, já ontem (14 de abril), foi divulgado que mudou de agente, passando a ser representado por Jorge Mendes, o empresário ligado a vários das mais valiosas transferências realizadas no futebol mundial. Tudo isto aos 17 anos.
Em novembro passado, poucos dias depois do jovem jogador portista estrear-se a marcar pelos seniores do clube (AVS-FC Porto 0-5, a 28 de outubro), uma publicação na rede X colocou, lado a lado, as fotos de Chalana e Rodrigo Mora, com a seguinte legenda: “Chalana e Rodrigo Mora, ambos com 17 anos.”
Os dois jogadores, que parecem de idades bastante distintas, tinham ambos mesmo 17 anos?
A fotografia de Rodrigo Mora foi tirada durante o Europeu de sub-17, disputado entre 20 de maio e 5 de junho no Chipre (prova em que foi o melhor marcador, com 5 golos). Como Mora nasceu a 5 de Maio, nessa altura o número 20 da seleção nacional daquele escalão tinha 17 anos e alguns dias.
Quanto à fotografia de Fernando Chalana, a utilização de ferramentas de pesquisa de imagem permite identificar que já tinha sido utilizada por dois sites especializados em informação sobre o Benfica: a conta de Facebook “Reino da Águia” (que faz justamente menção a esse dado sobre a imagem e idade do jogador) e o blog “Em Defesa do Benfica”.
É neste segundo site que se consegue obter mais informação do contexto daquela imagem (também através de recortes da imprensa da altura): época 1975/76, na qual Chalana se estreou pela equipa principal do Benfica (fez 72 minutos, em apenas 2 jogos) e também se sagrou campeão nacional de juniores pelos encarnados. A taça que tem nas mãos, de resto, parece ser a de campeão nacional deste escalão, conquista consumada na última jornada da competição (em finais de maio de 1976), numa vitória em casa sobre o Sp. Braga (1-0). Ora nessa altura, Fernando Chalana tinha 17 anos, 3 meses e alguns dias (uma vez que nasceu a 10 de fevereiro de 1959).
No mesmo site, mas agora na análise a 1976/77, é possível ver Chalana com barba nas cadernetas de cromos lançadas no início da época e também em algumas fotografias no decurso da mesma.
Assim, as fotografias de Chalana e Rodrigo Mora foram tiradas, de facto, quando ambos tinham a mesma idade: 17 anos.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: