“Os governantes são um reflexo do povo! População trans está entre as mais atingidas por desastres ambientais. Alterações climáticas potenciaram ‘os terríveis incêndios’, diz ministra do Ambiente. Fogo posto é a principal causa dos incêndios em Portugal”, destaca-se numa publicação de 19 de novembro no Facebook, remetida ao Polígrafo com pedido de verificação de factos.
Confirma-se que o “fogo posto é a principal causa dos incêndios em Portugal”?
De acordo com o “8.º Relatório Provisório de Incêndios Rurais de 2024“, produzido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com dados (ainda provisórios) referentes ao período de 1 de janeiro a 15 de outubro de 2024, “do total de 6.229 incêndios rurais verificados no ano de 2024, 5.177 foram investigados e têm o processo de averiguação de causas concluído (83% do número total de incêndios – responsáveis por 40% da área total ardida). Destes, a investigação permitiu a atribuição de uma causa para 3.685 incêndios (71% dos incêndios investigados – responsáveis por 32% da área total ardida)”.
Entre os incêndios investigados e com processo de averiguação de causas concluído, 35% inserem-se na categoria de “Incendiarismo – Indivíduos imputáveis”.
Por sua vez, conjuntamente, as várias tipologias de queimas e queimadas – na categoria de “Uso do fogo” – representam 30% do total das causas apuradas.
Desde 2020, quando atingiu o ponto máximo de 37%, que a categoria de “Incendiarismo – Indivíduos imputáveis” não era tão expressiva, perfazendo uma média de 29% no período entre 2014 e 2023.
A principal causa atribuída aos incêndios em Portugal na última década tem sido a categoria de “Uso do fogo”, com uma média de 39%.
No entanto, a publicação no Facebook aponta para o presente e, de acordo com os últimos dados do ICNF, a principal causa em 2024 tem sido fixada na categoria de “Incendiarismo – Indivíduos imputáveis”, ou “fogo posto”. Mas importa ter em atenção que o mesmo não se aplica à média registada entre 2014 e 2023.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: