O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Condutores na Alemanha são obrigados a encostar às bermas para abrir passagem a veículos de emergência?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
O que está em causa?
Tal como está ilustrado nesta imagem, partilhada viralmente nas redes sociais. "Quando há muito trânsito na Alemanha, por lei, os motoristas devem mover-se para a borda de cada lado da estrada, para criar uma via aberta", garante-se. Verdadeiro ou falso?

“Quando há muito trânsito na Alemanha, por lei, os motoristas devem mover-se para a borda de cada lado da estrada, para criar uma via aberta. Isso permitirá a passagem de veículos de emergência. Isso chama-se educação rodoviária e deveria ser internacional”, descreve-se numa das publicações da imagem que mostra dezenas de veículos encostados às bermas de uma auto-estrada, abrindo assim a passagem para veículos de emergência.

Esta história tem fundamento?

Começando pela imagem, desde há anos que tem sido partilhada nas redes sociais, do Facebook ao Twitter, e quase sempre com a mesma descrição do comportamento dos motoristas na Alemanha em situação de acidente para possibilitar a passagem de ambulâncias ou outros veículos de emergência.

De facto, segundo determinam os Regulamentos de Trânsito Rodoviário na Alemanha, os condutores devem libertar “imediatamente” uma passagem quando exista a presença de veículos em marcha de urgência.

Esta marcha é sinalizada com luzes azuis e sinal sonoro de emergência e “só pode ser utilizada quando for necessária para salvar vidas ou prevenir danos graves à saúde, evitar uma ameaça à segurança ou ordem pública, perseguir fugitivos ou obter bens importantes”.

"Terminar uma corrida e ver na bancada 'Portimão 2' o caixote do lixo carregado de sacos cheios de pão é vergonhoso. Nos tempos em que estamos e em que muitos atravessam dificuldades deitam o pão para o lixo”, denuncia-se no Facebook. A situação terá ocorrido no Grande Prémio de MotoGP em Portimão, prova de motociclismo que se realizou no último fim-de-semana, e uma fotografia do pão no lixo está a ser partilhada viralmente nas redes sociais.

Na página do Ministério Federal dos Assuntos Digitais e Transportes informa-se que “o uso não autorizado de uma faixa de emergência é processado e punido da mesma forma que a falha na formação dessa faixa”. As multas podem ir dos 200 aos 320 euros, ou até ser aplicada a proibição de condução durante um mês.

Portanto, é verdade, os condutores na Alemanha são obrigados por lei a criar uma via para facilitar a passagem de veículos de emergência. O não cumprimento desta regra pode levar a multa ou mesmo proibição temporária de condução.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...