“Quando há muito trânsito na Alemanha, por lei, os motoristas devem mover-se para a borda de cada lado da estrada, para criar uma via aberta. Isso permitirá a passagem de veículos de emergência. Isso chama-se educação rodoviária e deveria ser internacional”, descreve-se numa das publicações da imagem que mostra dezenas de veículos encostados às bermas de uma auto-estrada, abrindo assim a passagem para veículos de emergência.
Esta história tem fundamento?
Começando pela imagem, desde há anos que tem sido partilhada nas redes sociais, do Facebook ao Twitter, e quase sempre com a mesma descrição do comportamento dos motoristas na Alemanha em situação de acidente para possibilitar a passagem de ambulâncias ou outros veículos de emergência.
De facto, segundo determinam os Regulamentos de Trânsito Rodoviário na Alemanha, os condutores devem libertar “imediatamente” uma passagem quando exista a presença de veículos em marcha de urgência.
Esta marcha é sinalizada com luzes azuis e sinal sonoro de emergência e “só pode ser utilizada quando for necessária para salvar vidas ou prevenir danos graves à saúde, evitar uma ameaça à segurança ou ordem pública, perseguir fugitivos ou obter bens importantes”.
Na página do Ministério Federal dos Assuntos Digitais e Transportes informa-se que “o uso não autorizado de uma faixa de emergência é processado e punido da mesma forma que a falha na formação dessa faixa”. As multas podem ir dos 200 aos 320 euros, ou até ser aplicada a proibição de condução durante um mês.
Portanto, é verdade, os condutores na Alemanha são obrigados por lei a criar uma via para facilitar a passagem de veículos de emergência. O não cumprimento desta regra pode levar a multa ou mesmo proibição temporária de condução.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: