"Anteontem, aconteceu uma cena surreal no Parlamento Europeu. Durante um debate sobre o importante tema da imigração, a comissária europeia dos Assuntos Internos Ylva Johansson tricotava. Demonstra como o tema toca o seu coração", escreve o autor do tweet, datado de 8 de julho.

Mas será que a situação aconteceu mesmo e neste contexto?

A resposta é sim. A imagem foi captada durante o debate sobre Migração e Asilo, na sessão plenária de 6 de julho. A comissária abriu o debate, mas tal como se pode ver no vídeo, disponibilizado pelo site do Parlamento Europeu, Ylva Johansson é apanhada pela câmara a tricotar, a partir do minuto 25:19, quando vários eurodeputados discursavam no púlpito.

Esta não foi a primeira vez que Johansson levou as agulhas e o novelo de lã para o Parlamento. Mais recentemente, a comissária Johansson e a comissária Margrethe Vestager (vice-presidente da Comissão Europeia) deram que falar nas redes sociais por estarem a tricotar, enquanto a presidente da Comissão Europeia - superior hierárquica de ambas - discursava no Parlamento.

Em novembro de 2020, Johansson partilhou no Twitter vários pares de meias tricotadas por si. A comissária ofereceu meias a todos os membros da sua equipa, como forma de agradecimento pelo trabalho desempenhado. Na publicação lê-se que  “é um privilégio trabalhar, na minha equipa, com homens e mulheres inteligentes e competentes. Para mostrar o meu agradecimento, tricotei meias para todos”.

Assim, é verdade que a comissária Ylva Johansson, responsável pela pasta dos Assuntos Internos na Comissão Europeia, esteve a tricotar no Parlamento Europeu, durante várias sessões plenárias.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network