O roubo continua e não há maneira de o parar infelizmente” é a legenda de uma publicação a circular nas redes sociais, na qual se compara o preço dos combustíveis praticados em Portugal e em Espanha. 

O texto acompanha duas imagens diferentes: de um lado, um posto em Espanha; do outro, uma gasolineira em Portugal. Segundo os preços visíveis nas fotografias, em Portugal paga-se entre 24 e 36 cêntimos cêntimos a mais por cada litro de combustível do que no país vizinho, apesar de a empresa ser a mesma.

Comparação gasolina e gasóleo Portugal e Espanha

Os combustíveis fósseis são realmente mais caros em Portugal do que em Espanha?

A resposta é sim.

Segundo os dados mais recentes publicados pelo Global Petrol Prices, site especializado em dados sobre combustíveis fósseis que já teve parcerias com a agência noticiosa Bloomberg e trabalha com companhias como a Morgan Stanley, Nissan, Petrobras, McKinsey e  Goldman Sachs, um litro de gasolina em Portugal custa 1,39 euros. Já em Espanha, para pagar a mesma quantidade deste combustível paga-se 1,16 euros.

Ou seja, com base nos valores de 17 de agosto, o preço da gasolina é 23 cêntimos mais alto em Portugal do que em Espanha.

Preço combustíveis Portugal

O mesmo acontece com o gasóleo. Os dados indicam que, em Portugal, este combustível custa 1,24 euros por litro e, em Espanha, o valor está nos 1,06 euros. Em território nacional, sai 18 cêntimos mais caro comprar um litro de gasóleo. 

Combustíveis Espanha

Por outro lado, o GPL Auto é, indicam os mesmos dados, mais barato em Portugal do que em Espanha: um litro custa 0,64 euros em território nacional, menos dois cêntimos do que no país vizinho (o,66 euros). Ainda assim, o valor do GPL Auto só aparece na imagem relativa ao posto de combustível em Portugal. 

Em Portugal, a carga fiscal tem um impacto elevado no preço dos combustíveis para o consumidor. Os combustíveis são taxados por via do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), Taxa de Carbono, Contribuição Rodoviária e pelo IVA, como exemplifica a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos na sua página.

Gasóleo impostos
Impostos sobre o gasóleo créditos: Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Impostos Gasolina
Impostos sobre o preço da gasolina créditos: Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

A carga de impostos representa assim mais de metade do preço pago pelo consumidor, tanto no gasóleo como na gasolina.

_________________________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network