Numa publicação de 18 de julho, destaca-se a importância na dinâmica económica dos países e cidades da eficiência dos meios de transporte. “Lisboa localiza-se, em linha reta, a cerca de 500 km de Madrid. Essa distância traduz-se em cerca de 10 horas e 30 minutos de viagem de comboio, 8 horas, se a viagem for feita de autocarro, 6 horas através de carro ou 1h30, se o meio de transporte escolhido for o avião”, indica-se no post na página de Facebook do Instituto +Liberdade que se dedica à “produção e divulgação de ideias/conhecimento para uma sociedade livre, democrática e desenvolvida”.

Refere-se que as mais de 10 horas de viagem entre Lisboa e Madrid “é quatro vezes mais do que o tempo necessário para fazer a viagem Madrid – Barcelona (2h30)”. E indicam-se outros exemplos de cidades europeias separadas por 500 km, mas com percursos de comboio entre as três e as cinco horas.
Lembra-se que não existe ligação direta de comboio entre as capitais portuguesa e espanhola. “De Lisboa para Madrid é preciso apanhar o Intercidades a partir de Santa Apolónia ou da Estação do Oriente, com destino ao Entroncamento. É do Entroncamento que sai o comboio regional até Badajoz. Em território espanhol parte o comboio em direção à estação de Madrid-Chamartín”, informa-se na publicação.
É mesmo assim?
Confirma-se, em primeiro lugar, que não há mesmo ligação direta ferroviária entre Lisboa e Madrid. Desde março de 2020 que não há uma ligação ferroviária direta entre as duas capitais porque o Lusitânia Comboio Hotel foi suspenso, o serviço era prestado em parceria entre a Comboios de Portugal (CP) e a Renfe, operadora ferroviária espanhola, mas não foi reposto, mesmo depois da pandemia.
Assim, atualmente para fazer este percurso exclusivamente de comboio é necessário trocar de transporte três vezes. O primeiro transbordo, se o passageiro embarcar em Lisboa Santa Apolónia, é feito no Entroncamento, para um comboio com destino a Badajoz. Para a cidade espanhola estar à vista, como canta Paco Bandeira, são precisas, pelo menos, cinco horas.
No site da Renfe, estão disponíveis as viagens possíveis entre Badajoz e várias estações de Madrid. Esta viagem, num terceiro comboio, dura entre quatro horas e meia e sete horas. Portanto, sim, somando os três percursos mais rápidos de entre os transportes necessários, a viagem vai durar mais de 10 horas, como se indica na publicação.
Já em relação à distância em linha reta entre Lisboa e Madrid, ela perfaz, de facto, 500 km.

Olhe-se agora para o percurso ferroviário entre Madrid e Barcelona, aquele que é comparado diretamente com o de Lisboa-Madrid. De facto, a viagem de comboio entre as duas cidades espanholas dura duas horas e meia na maior parte das opções disponíveis. E, mais uma vez, confirma-se que a distância em linha reta da capital de Espanha a Barcelona é de cerca de 500 km.
Assim, é mesmo verdade que a distâncias, se calculada em linha reta, entre Lisboa e Madrid e Madrid e Barcelona é exatamente a mesma, cerca de 500 km. No entanto, as duas cidades espanholas estão conectadas por uma viagem ferroviária de apenas duas horas e meia, enquanto a viagem a partir da estação de Lisboa Santa Apolónia até Madrid dura mais de 10 horas. Ou seja, quatro vezes mais, como se indica.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: