"Coimbra (+38), Viseu (+15), Aveiro (+13), Amadora (+12), Porto (+11) e Cantanhede (+11) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. De acordo com o mesmo documento, 77 municípios registam aumento no número de casos confirmados de Covid-19", indica-se na publicação.

Esta publicação foi denunciada por vários utilizadores do Facebook como sendo fake news. Confirma-se?

Entre os dias 3 e 4 de maio, de acordo com os dados oficiais da Direção-Geral da Saúde (DGS), os concelhos de Coimbra, Viseu e Aveiro registaram um aumento significativo de novos casos de infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo o relatório epidemiológico da DGS, no dia 3 de maio, o concelho de Coimbra tinha 420 pessoas infetadas. No dia 4 de maio passou a ter 458 pessoas infetadas. Ou seja, verificou-se um aumento de 38 casos. Já o concelho de Viseu passou de 80 para 95 infetados, um aumento de 15 casos face ao dia interior. Em Aveiro, no dia 3 de maio, eram 278 o número de pessoas infetadas. No dia seguinte eram já 291, o que se traduziu num aumento de 13 casos.

De acordo com os relatórios oficiais da DGS, estes concelhos foram os que registaram um maior aumento de infeções por Covid-19 no referido período temporal. A informação veiculada na publicação é, portanto, verdadeira.

_____________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network