"O mundo bateu 8 bilhões de pessoas, isso é muito chocante na minha cabeça", comenta um utilizador do Twitter, a 8 de junho. Outro estranha: "Ninguém está falando sobre como a terra atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas." Nenhum dos tweets refere a fonte para tal afirmação. Será verdade?

O número redondo surgiu num post, entretanto apagado, no Reddit, partilhado justamente a 8 de junho. A publicação incluía uma captura de ecrã do site "Worldometers.info" que aparentemente indicava que a população mundial tinha atingido os oito mil milhões de pessoas.

No entanto, não passou de um erro. O Worldometers baseia os seus dados em duas fontes principais, isto é, as Nações Unidas e o Departamento de Censos dos EUA.

O Polígrafo consultou, a 9 de junho, ambas as fontes. Na primeira, a ONU indica que, nesta altura, existem 7,954,000,000 pessoas no mundo.

onu populacao
créditos: © ONU

Já o "relógio" do Departamento norte-americano de Censos, que reúne dados de mais de 200 países, contabiliza 7,901 mil milhões. O departamento estima que o mundo chegue aos 8 mil milhões a meio de 2024.

créditos: © US Census Bureau

Entretanto, o site "Worldometers.info" corrigiu a informação e atualmente, no momento em que o artigo foi escrito, contabiliza 7,952 mil milhões e está sempre a somar. A título de curiosidade, os 7 mil milhões foram atingidos a 31 de outubro de 2011, devemos chegar aos 8 mil milhões em 2023, 9 mil milhões em 2037 e 10 mil milhões em 2055.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network