“Condições das oficinas da CP no Entroncamento. Obrigado Pedro Nuno Santos!”, lê-se numa partilha feita pelo vice-presidente do Iniciativa Liberal, Bernardo Blanco, através das stories do Instagram. A acompanhar a legenda, um vídeo onde aparenta estar a chover com intensidade dentro das referidas instalações, criticando-se, assim, a gestão que tem sido feita, durante os últimos oito anos de governação socialista, ao nível da ferrovia.

A acusação ganha ainda maior importância numa altura em que resta pouco mais de um mês e meio para as próximas eleições legislativas, agendadas para 10 de março – um “desafio” para o qual o Partido Socialista (PS), agora liderado por Pedro Nuno Santos, aparenta ser o mais bem posicionado, segundo as últimas sondagens.

Mas será que se confirma que o vídeo foi mesmo gravado nas “oficinas da CP no Entroncamento”, como avançou o deputado liberal?

Ao Polígrafo, fonte oficial da CP - Comboios de Portugal confirmou que as “imagens em questão foram efetivamente captadas nas oficinas da CP no Entroncamento", mas a "13 de setembro de 2022”, ou seja, há bem mais de um ano.

A entidade assegurou, aliás, que se tratou de uma situação “excecional” e que “não é indicativa das condições habituais” das suas oficinas. Isto porque, na referida data, “registou-se um fenómeno meteorológico extremo na região, conhecido como tromba d' água, que resultou em infiltrações pontuais nas instalações”.

Em suma, e apesar de verdadeira, a situação reportada pelo deputado Bernardo Blanco carece de contexto, nomeadamente pelo facto de já não se verificar.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.