Datada de 17 de dezembro, a publicação em causa exibe um gráfico com dados sobre a “percentagem global de produção de automóveis por país/região”, supostamente com origem na Bloomberg e na Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Motorizados.
De acordo com esses dados, a percentagem atribuída à China tem vindo a aumentar substancialmente nas últimas décadas, mais especificamente desde 2000, escalando de um nível residual para 39% em 2024.
Aliás, terá ultrapassado a Europa como maior produtor de automóveis do mundo (por país ou região) em 2010.
Entretanto já conta com o triplo da percentagem em relação à Europa (13%), seguindo-se o Japão (12%) e, a grande distância, os EUA (3%).
De facto, a Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Motorizados (OICA) disponibiliza os dados relativos à produção de veículos ligeiros de passageiros, por países, durante o período de tempo compreendido entre 1999 e 2023. Através desta fonte verifica-se que, em 1999, a China produzia 1,42% e que, em 2023 ascendeu a 38,91% no que toca à produção de veículos ligeiros de passageiros ao nível mundial.
Posto isto, o crescimento referido pelo autor da publicação confirma-se. No entanto, esta evolução aconteceu ao longo de 24 anos e não apenas de 20, como é afirmado.
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