"Está bastante claro qual é o partido que mais trabalha pelos portugueses e que está pronto para governar", sublinha-se em publicação de 23 de julho na página do partido Chega no Facebook, por cima da imagem de um gráfico com dados sobre o número de iniciativas apresentadas por cada partido na primeira sessão legislativa.

Liderado por André Ventura, o Chega sobressai na primeira posição do gráfico, com um total de 169 iniciativas legislativas. Seguem-se o Iniciativa Liberal de Rui Rocha, com 92 iniciativas, e o PSD de Luís Montenegro, com 58 iniciativas. Conclusão? "Chega foi o partido que mais produziu."

Na página do Parlamento, a 25 de julho, foi publicado um relatório de "balanço da atividade parlamentar desenvolvida pela Assembleia da República durante o período de 29 de março de 2022 a 20 de julho 2023" (pode consultar aqui), uma "síntese dos trabalhos da 1.ª Sessão Legislativa da XV Legislatura" que "contém informação sobre os aspetos mais relevantes da atividade do Parlamento".

De acordo com esse relatório, no que concerne à atividade legislativa, "até ao dia 20 de julho de 2023 foram apresentadas 974 iniciativas legislativas e transitaram 9 iniciativas da Legislatura anterior. Das 106 iniciativas aprovadas em votação final global, 51% correspondem a projetos de lei e 49% a propostas de lei. No período em análise foram publicadas 56 leis".

Neste âmbito, o Chega e o PAN foram os partidos que acumularam mais iniciativas, ambos com 169 no total. Além de ter o mesmo número de iniciativas, o partido liderado por Inês Sousa Real conseguiu oito aprovações em votação final global, ao passo que o partido de Ventura obteve zero.

Ora, os dados referentes ao PAN são ocultados na publicação do Chega que difunde assim uma mensagem imprecisa e enganadora.

Mais, o PCP (153 iniciativas) e o Bloco de Esquerda (128 iniciativas) também são ocultados na publicação do Chega, embora tenham mais iniciativas legislativas do que o Iniciativa Liberal e o PSD.

Os projetos de resolução constituem outro elemento de atividade legislativa a ter em conta. E, neste âmbito, o PAN acumula 168 iniciativas (33 aprovadas), superando o Chega que totaliza 152 iniciativas (zero aprovadas).

Pelo que aplicamos o carimbo de "Impreciso" na publicação sob análise.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Impreciso
International Fact-Checking Network