“A falta de vergonha deste cavalheiro é desesperante… A desfaçatez que ele aplica nesta frase demonstra a qualidade dos políticos a quem o país está entregue, para mais sendo esta figura presidente do Partido Socialista! Não se esqueçam, portugueses”, comenta-se num post de 9 de maio de 2021, destacando a frase de Carlos César que terá sido proferida em maio de 2018.
A citação é autêntica?
Sim. No dia 4 de maio de 2018, segundo noticiou a Agência Lusa na altura, Carlos César manifestou o orgulho do PS no contributo de José Sócrates para o progresso do país e frisou que os socialistas mantêm o princípio de separar as questões judiciais das questões políticas.
“O PS orgulha-se do seu contributo ao longo de toda a história democrática para o progresso do nosso país e em especial nas circunstâncias em que o PS assumiu responsabilidades governativas. O engenheiro José Sócrates deixou uma marca muito positiva como primeiro-ministro“, afirmou César, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República sobre a desfiliação de José Sócrates do partido, anunciada nesse mesmo dia.
O então líder da bancada parlamentar do PS disse também ter tomado conhecimento da decisão de Sócrates em primeiro lugar pela comunicação social e depois por uma carta que chegou ao partido.
“Trata-se naturalmente de uma decisão assumida de forma responsável, de forma livre e no uso de um direito que ao engenheiro José Sócrates cabe”, concluiu.
__________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
