É mais uma publicação com origem numa página denominada como "PSD Europa", alojada na rede social Facebook e que, como o Polígrafo revelou em primeira mão, apesar de utilizar o nome e o símbolo do partido, não se trata de uma página oficial do PSD.

A mensagem é simples e direta: "Eletricidade, 55% da fatura são impostos!"

Verdade ou falsidade?

De acordo com uma nota informativa emitida pelo Eurostat em maio de 2019, os consumidores portugueses são os que fazem um maior esforço, entre todos os Estados-membros da União Europeia (UE), para pagar a fatura da eletricidade.

Nesse relatório com dados estatísticos referentes ao ano de 2018 verifica-se que, de facto, cerca de 55% do valor da fatura de eletricidade em Portugal corresponde a impostos e/ou taxas. No que concerne a esse indicador de peso fiscal (aplicado ao preço médio da eletricidade em cada país da UE), apenas a Dinamarca (com 64%) supera Portugal. A média na UE é de 37% e na Zona Euro é de 39% do valor total da fatura de eletricidade.

Confirma-se assim a veracidade da mensagem sob análise.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.