Esta publicação já tinha surgido no final de 2018, difundida na página do Partido Nacional Renovador (PNR) no Facebook, tendo na altura sido sinalizada pelo Polígrafo como falsa. No entanto, voltou a ser partilhada nos últimos dias, através de outras páginas e perfis na mesma rede social.

O Polígrafo verificou a autenticidade da declaração e concluiu que é falsa. No dia 15 de fevereiro de 2017, o jornal "Expresso" não foi para as bancas. No mês de fevereiro de 2017, as quatro edições semanais foram publicadas nos dias 4, 11, 18 e 25.

Analisada a imagem em questão através do instrumento de pesquisa de imagens da Google, este remete-nos para o endereço picsnaper.com, um site de manipulação de imagens com texto.

Catarina Martins

No caso concreto de Catarina Martins, a pesquisa leva-nos a uma imagem com formatação semelhante, o que leva a crer que terá sido aquele o template escolhido para emoldurar a fotografia e a frase falsa da dirigente bloquista.

Contactado pelo Polígrafo em novembro de 2018, João Curvêlo, assessor de imprensa do BE, garantiu que Catarina Martins nunca proferiu a afirmação em causa.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network