"Através de um comunicado, a Casio desmarca-se [SIC] de Piqué", lê-se, em espanhol, numa publicação no Facebook, datada de 16 de janeiro. No documento divulgado, com data de 13 de janeiro, destaca-se que circularam nas redes sociais "várias versões sobre o patrocínio da Casio a um projeto dirigido por Gerard Piqué".

A referência surge na sequência de declarações do antigo jogador de futebol em que anuncia um suposto acordo entre a "Kings League", marca da competição de futebol que fundou, com a empresa de relógios. Isto depois da cantora Shakira, ex-mulher de Piqué, lançar uma música em que menciona duas marcas de relógios, a Rolex e a Casio, referindo-se, alegadamente, a si e à atual companheira do jogador.

De acordo com a nota da marca, a Casio teria pedido a Piqué que "cessasse o uso" da sua marca "sem autorização" e "evitasse fazer declarações" e assim "evitar ações judiciais". No entanto, esta mensagem não foi partilhada pela Casio, mas sim por uma conta falsa no Twitter.

No texto falso, lê-se ainda que a empresa demonstra "solidariedade diante da situação lamentável que a cantora vive". Em declarações ao jornal de verificação de factos "Newtral", a Casio garantiu que "sempre foi e será neutra" em relação ao caso, embora acrescente que está "encantada" com o facto de a situação os "salpicar" devido à reação positiva do público.

O perfil oficial da divisão educacional da Casio no Twitter apontou a conta que partilhou o comunicado como falsa e recordou a "importância de verificar as fontes de informação".

Assim, a declaração em que a marca de relógios Casio se demarca do ex-jogador de futebol Gerard Piqué e se mostra solidária com a cantora Shakira é falsa. Fontes oficias da marca já desmentiram a sua autenticidade.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network