- O que está em causa?Esta semana tornou-se viral nas redes sociais uma imagem da "Casa de sonho da Barbie" que está à venda num supermercado em Portugal por 599,99 euros. As críticas relativamente ao preço (a par da utilidade ou valor pedagógico, entre outras perspetivas) subiram de tom quando surgiu uma imagem do mesmo brinquedo à venda no Luxemburgo por um preço muito inferior: 283 euros. Verdadeiro ou falso?

"Até o valor da 'Casa da Barbie' foi inflacionado. Será que devolvem o IMI no cartão? Bom dia e coiso & tal", ironiza-se num tweet de 7 de novembro que mostra uma imagem da da "Casa de sonho da Barbie" que está à venda num supermercado em Portugal por 599,99 euros.
Na caixa de comentários ao tweet surgiu uma imagem do mesmo brinquedo à venda no Luxemburgo por um preço muito inferior: 283 euros. "As casas lá são mais baratas", respondeu a autora do tweet original, voltando a ironizar em torno da situação.

As referidas imagens e comparação de preços entretanto saltou para outras publicações e redes sociais, motivando até pedidos de verificação ao Polígrafo. Confirma-se que a "Casa de sonho da Barbie" encontra-se à venda por 600 euros em Portugal e apenas 283 euros no Luxemburgo?
Consultando a página dos supermercados Continente, em Portugal, verificamos que o produto denominado como "Playset Barbie - Mansão Dreamhouse" está à venda por 599,99 euros.
Na respetiva descrição indica-se que "quando os pequenos abrem a porta para a Mansão Barbie Dreamhouse, a sua imaginação descobrirá infinitas possibilidades para criar histórias. Com 109 cm de altura e 104 cm de largura, esta casa de bonecas de sonho inspira brincadeiras de 360 graus com 3 andares e 10 salas interiores e exteriores".
Em contraponto, na rede de supermercados Auchan, no Luxemburgo, exatamente o mesmo produto encontra-se à venda por 282,99 euros.
Confirma-se assim a significativa diferença de 317 euros em relação ao preço de venda em Portugal.
_________________________
Avaliação do Polígrafo:
