"Até o valor da 'Casa da Barbie' foi inflacionado. Será que devolvem o IMI no cartão? Bom dia e coiso & tal", ironiza-se num tweet de 7 de novembro que mostra uma imagem da da "Casa de sonho da Barbie" que está à venda num supermercado em Portugal por 599,99 euros.

Na caixa de comentários ao tweet surgiu uma imagem do mesmo brinquedo à venda no Luxemburgo por um preço muito inferior: 283 euros. "As casas lá são mais baratas", respondeu a autora do tweet original, voltando a ironizar em torno da situação.

As referidas imagens e comparação de preços entretanto saltou para outras publicações e redes sociais, motivando até pedidos de verificação ao Polígrafo. Confirma-se que a "Casa de sonho da Barbie" encontra-se à venda por 600 euros em Portugal e apenas 283 euros no Luxemburgo?

Consultando a página dos supermercados Continente, em Portugal, verificamos que o produto denominado como "Playset Barbie - Mansão Dreamhouse" está à venda por 599,99 euros.

Na respetiva descrição indica-se que "quando os pequenos abrem a porta para a Mansão Barbie Dreamhouse, a sua imaginação descobrirá infinitas possibilidades para criar histórias. Com 109 cm de altura e 104 cm de largura, esta casa de bonecas de sonho inspira brincadeiras de 360 graus com 3 andares e 10 salas interiores e exteriores".

Em contraponto, na rede de supermercados Auchan, no Luxemburgo, exatamente o mesmo produto encontra-se à venda por 282,99 euros.

Confirma-se assim a significativa diferença de 317 euros em relação ao preço de venda em Portugal.

_________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network