Numa publicação feita na rede social X, que contabiliza mais de nove mil visualizações, vê-se um outdoor com uma silhueta de um cão e outra de um humano. Sobre a silhueta do cão está o logótipo do partido Chega e sobre a silhueta do humano lê-se “Eleitores do Chega”. Na imagem, o cão, a representar o partido de André Ventura, encontra-se a defecar na boca do humano, a representar os eleitores do Chega.
“Antes de votar, informe-se! Não coma tudo o que lhe põem no prato. Questione, investigue e decida com consciência”, é o apelo que está presente no cartaz.
Na descrição, o autor da publicação escreve: “Não sei quem é que pagou para pôr isto na A1, mas está muito bem!” Mas será que este cartaz foi mesmo colocado na A1?
Não. Recorrendo à ferramenta de pesquisa de imagem reversa Tineye, o Polígrafo verificou que o alegado cartaz satírico não é real. A imagem consiste num mockup, isto é, uma imagem standard disponível na Internet para efeitos de uso criativo. Na realidade, a imagem original, que remonta a 2021, exibe um cartaz de fundo azul com as palavras “Big Game Billboard Mockup”.
Assim sendo, conclui-se que a imagem partilhada no X foi manipulada.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: