O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Cartaz na A1 partilhado no X satiriza eleitores do Chega?

Política
O que está em causa?
Está a circular na rede social X/Twitter a fotografia de um cartaz com uma sátira referente aos eleitores do Chega. Na publicação, o autor afirma que o outdoor foi colocado na A1. Será a imagem real?

Numa publicação feita na rede social X, que contabiliza mais de nove mil visualizações, vê-se um outdoor com uma silhueta de um cão e outra de um humano. Sobre a silhueta do cão está o logótipo do partido Chega e sobre a silhueta do humano lê-se “Eleitores do Chega”. Na imagem, o cão, a representar o partido de André Ventura, encontra-se a defecar na boca do humano, a representar os eleitores do Chega.

“Antes de votar, informe-se! Não coma tudo o que lhe põem no prato. Questione, investigue e decida com consciência”, é o apelo que está presente no cartaz.

Na descrição, o autor da publicação escreve: “Não sei quem é que pagou para pôr isto na A1, mas está muito bem!” Mas será que este cartaz foi mesmo colocado na A1?

Não. Recorrendo à ferramenta de pesquisa de imagem reversa Tineye, o Polígrafo verificou que o alegado cartaz satírico não é real. A imagem consiste num mockup, isto é, uma imagem standard disponível na Internet para efeitos de uso criativo. Na realidade, a imagem original, que remonta a 2021, exibe um cartaz de fundo azul com as palavras “Big Game Billboard Mockup”.

Assim sendo, conclui-se que a imagem partilhada no X foi manipulada.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque