“Notícia do dia! PCP escolhe André Martins para cabeça de lista pela CDU nas autárquicas de 2021”, lê-se numa mensagem colocada a circular no Facebook a 15 de fevereiro, segunda-feira. O texto é acompanhado por um suposto cartaz da candidatura da CDU (que une PCP e Os Verdes) à Câmara Municipal de Setúbal: junto à fotografia de André Martins surge o lema “Todos por Setúbal. Aqui há futuro!”. 

Segundo o autor da publicação, “a notícia surpreendeu o mundo comunista e a própria cidade de Setúbal por André Martins ser militante do Partido Ecologista Os Verdes”. Na missiva são ainda referidos rumores que indicam que “o atual executivo está de tal forma em divergência interna que a solução teve de passar por um candidato fora do círculo comunista”. 

André Martins é o candidato da CDU para a presidência da Câmara Municipal de Setúbal e o cartaz já foi revelado? 

A resposta é não. Ao Polígrafo, fonte oficial do PCP garante que “o processo de discussão e decisão sobre as listas da CDU está ainda em curso, pelo que ainda não está concluído”. As eleições autárquicas devem realizar-se em setembro ou outubro deste ano.

A resposta é não. Ao Polígrafo, fonte oficial do PCP garante que “o processo de discussão e decisão sobre as listas da CDU está ainda em curso, pelo que ainda não está concluído”. As eleições autárquicas devem realizar-se em setembro ou outubro deste ano.

Por outro lado, “a imagem, que terá sido publicada por um perfil falso, é uma montagem feita a partir de elementos das autárquicas de 2009, nomeadamente o lema”, alegam ainda os comunistas. 

A comparação entre a imagem a circular e um cartaz relativo às autárquicas de 2009, arquivado no site da Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, permite comprovar a explicação avançada pelo PCP: além do já referido lema sobre a cidade, também os efeitos visuais usados há 12 anos foram replicados na montagem em análise. 

O psicólogo André Valente Martins é o atual presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, uma autarquia liderada por Maria das Dores Meira. Foi deputado pelo  deputado pelo Partido Ecologista "Os Verdes" na V e VI legislaturas, em vigor entre 1987 e 1995. 
__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network