"Consulta Hospital Beatriz Ângelo. Marcada com urgência… Mas só em outubro de 2022… São quase três anos… Até lá já tinha morrido com as hérnias e artroses… 40 anos de descontos… Pela primeira vez precisei desta consulta pelo sistema de saúde", denuncia o autor da publicação.

Na imagem da suposta carta lê-se a seguinte notificação: "Vimos por este meio informar que o(a) Consulta Coluna - Ortopedia-1a está marcado(a) para outubro 2022, 08:20".

Hospital Loures

Confirma-se que a carta do Hospital de Loures a marcar consulta de Ortopedia para outubro de 2022 é autêntica?

Na mensagem partilhada no Facebook, o utente queixa-se de ter que esperar até outubro de 2022 por uma consulta de Ortopedia, logo na "primeira vez" que necessitou de recorrer a esta especialidade através do Serviço Nacional de Saúde. Ora, na medida em que a missiva foi remetida no dia 20 de julho de 2020, o tempo de espera seria de dois anos e três meses. É apenas uma ligeira imprecisão nas contas.

Respondendo a questões endereçadas pelo Polígrafo, fonte oficial do Hospital Beatriz Ângelo confirma que "a carta é verdadeira, mas houve um erro na digitação da data da consulta".

Segundo a mesma fonte, a consulta realiza-se em outubro deste ano e o Hospital de Loures já contactou o utente para o informar sobre a nova data e pedir desculpas pelo sucedido.

A carta é autêntica, mas a data não estava correta, devido a "um erro na digitação". A situação entretanto já foi retificada.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network