Propagou-se nas redes sociais ao longo das últimas semanas, através de publicações que acumulam centenas de partilhas. Consiste numa fotografia da parte de trás de um autocarro da Carris, empresa de transporte público de passageiros da cidade de Lisboa, com uma seta (desenhada sobre a imagem) a apontar para a seguinte mensagem em destaque num cartaz: "Está solteiro? Seja motorista de autocarro. Vai conhecer muita gente! Seja motorista da Carris."

Estará a Carris a promover uma campanha de recrutamento direcionada a motoristas solteiros? Vários leitores do Polígrafo não acreditam e, para esclarecer a dúvida, pedem uma verificação da nossa equipa.

Contactado pelo Polígrafo, o gabinete de comunicação da Carris garante que a imagem em causa está adulterada, não corresponde a um cartaz promocional afixado pela empresa nos respetivos autocarros de passageiros.

A mesma fonte oficial informa que esta imagem falsa já circula nas redes sociais há pelo menos dois anos, tendo a empresa desmentido por várias vezes a suposta campanha de recrutamento de motoristas solteiros.

"A imagem é falsa. Nunca teve nada que ver connosco. É uma montagem", conclui.

Aliás, o Polígrafo encontrou uma imagem semelhante numa página de memes brasileiros em que se pode ler o seguinte: "Tá solteiro? Seja motorista de ônibus. Você vai conhecer muita gente!"

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network