“Que chatice, lá voltámos ao tempo da sardinha para três! Ou quatro, ou mesmo seis!”, destaca uma publicação feita no dia 7 de dezembro que está a viralizar no Facebook.
Na imagem que acompanha o post – que conta já com centenas de partilhas e comentários – são exibidas várias embalagens com apenas uma sardinha em cada uma delas. Na etiqueta é apenas possível identificar a marca da rede internacional de hipermercados francesa Carrefour e o custo de 60 cêntimos por embalagem, ou seja, por sardinha.
Será assim verdade que o Carrefour está a vender em Portugal este produto?
Começando desde logo pela cadeia de supermercados em causa, a alegação não poderia ser verdadeira porque o Carrefour saiu de Portugal em 2008 quando foi comprado pelo grupo SONAE.
O acordo foi confirmado em julho de 2007 para “a aquisição de 99,8648% do capital social do Carrefour Portugal, representando um valor de 662 milhões de euros” e em “dezembro de 2007 a Autoridade da Concorrência Portuguesa comunicou a sua aprovação final“, conforme está expresso no Relatório e Contas de 2007 da SONAE.
Através de pesquisa pela imagem, verifica-se que a mesma tem sido difundida desde, pelo menos, 2022, veiculando múltiplas críticas ao Carrefour não de Portugal, mas sim de Espanha, tal como pode ver nestes tweets de setembro de 2022 e maio de 2023:
No site do Carrefour Espanha não está disponível a venda deste alimento, em embalagem individual, a 60 cêntimos. Nesse sentido, o Polígrafo contactou a rede de hipermercados francesa em Espanha de forma a obter esclarecimentos sobre a origem desta imagem. Em resposta, a direção de comunicação da empresa informou que este “é um tema antigo, especificamente do mês de maio, e já resolvido na época”, sem adiantar mais pormenores.
____________________________
Avaliação do Polígrafo: