A suspeita circula em algumas publicações nas redes sociais: "Ivete Sangalo joga casamento de 10 anos para o alto e assume relação lésbica." Regra geral, os posts sobre o assunto remetem para uma notícia do site brasileiro A Notícias que, inclusivamente, no título do artigo que dá conta da saída do armário da artista, cita Ivete Sangalo: "Não dava mais para esconder."

A par do A Notícias, também a página TV Foco publicou um texto sobre o sucedido, com um título em tudo idêntico: "Ivete Sangalo joga casamento de 10 anos para o alto e assume caso lésbico: ‘Não dava mais para esconder’."

Posto isto, será que é autêntico que a cantora brasileira se divorciou do nutricionista Daniel Cady, com quem casou em 2011, para assumir uma relação com outra mulher?

Em primeiro lugar, o Polígrafo procurou o artigo do A Notícias que relatava a separação e o coming out da artista. No entanto, o texto já não se encontra disponível, o que sustenta a teoria de que a informação veiculada é falsa. Além disso, uma pesquisa na Internet não permite chegar a resultados de órgãos de comunicação social confiáveis que confirmem o divórcio e a subsequente saída do armário de Ivete Sangalo.

Em terceiro lugar, muito recentemente, no dia 5 de junho, a cantora brasileira utilizou a página pessoal do Instagram para publicar uma fotografia a beijar o marido e declarar-se a ele: "Com você eu quero tudo!!! E não há um dia que eu não renove isso dentro de mim, porque cada dia que vivemos juntos eu entendo o cara gigante que você é. Te amo, meu Kassinho!"

Parecem não restar muitas dúvidas de que Ivete Sangalo nem assinou o divórcio nem assumiu uma relação homossexual. Ainda assim, caso restassem, a Agência Lupa, plataforma brasileira de verificação de factos que também desmente o boato, contactou a assessora da artista. A resposta é uma garantia de que a informação que circula nas redes sociais e nas alegadas notícias é falsa.

O corpo das notícias referem, sim, citando a artista, que Ivete foi alvo de boatos, já antigos, que colocavam em xeque a orientação sexual da cantora, dando como certa uma relação com a apresentadora Xuxa Meneghel. Conclui-se, portanto, que os títulos dos dois artigos, desconexos dos respetivos textos, foram construído para, induzindo em erro, gerar cliques e receita publicitária aos seus autores.

Por fim, apesar de o artigo do A Notícias, que também serviu de base aos rumores, já não estar disponível online, a Agência Lupa arquivou-o. Lendo o texto, e ao contrário do que sugere o título, constata-se que em momento algum é afirmado que Ivete Sangalo assinou o divórcio para assumir uma relação homossexual. Situação idêntica verifica-se na publicação da página TV Foco.

O corpo das notícias referem, sim, citando a artista, que Ivete foi alvo de boatos, já antigos, que colocavam em xeque a orientação sexual da cantora, dando como certa uma relação com a apresentadora Xuxa Meneghel. Conclui-se, portanto, que os títulos dos dois artigos, desconexos dos respetivos textos, foram construído para, induzindo em erro, gerar cliques e receita publicitária aos seus autores.

Resumindo, é falso que a cantora Ivete Sangalo tenha avançado para o divórcio com Daniel Cady, com quem está casada há dez anos, de forma a assumir uma relação com uma mulher.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network