"Bom dia, no país de Nárnia"; "Quem nunca fez uma defumação que atire a primeira pedra!"; "Para ela concorrer é porque adivinhou que ia ganhar. Isso é batota", ironiza-se em várias publicações e comentários relacionados com Maria do Céu Marquez, cabeça de lista pelo Chega à Assembleia Municipal de Vendas Novas e presente ainda na lista à Câmara Municipal de Vendas Novas.

Ao Polígrafo, Céu Marquez confirma a candidatura à presidência da Assembleia Municipal de Vendas Novas, mas ressalva que nunca deu "consultas de cartomancia pelo Facebook".

Numa primeira tentativa de contacto, a 18 de julho, através do Facebook pessoal da candidata, o Polígrafo foi bloqueado, sem antes obter qualquer tipo de resposta. Se, à data, estavam ainda disponíveis alguns vídeos na página de Facebook "Dona Maria Taróloga Cartomante", hoje já não é possível proceder à sua visualização.

Em conversa com o Polígrafo, Céu Marquez diz ser "taróloga e cartomante com casa aberta", perguntando "qual o problema" em assumir tais cargos. Quanto aos motivos que a levaram a integrar o partido Chega, a candidata é sucinta: "Tantos motivos. Diz o que todos pensamos, mas toda a gente tem medo de falar".

"Fluido do Domínio", "Fluido de Amarrar", "Super Elixir de Amarração" ou ainda "Super Defumador Aromático Sai de Mim Coisa Ruim" são alguns dos produtos que se podem encontrar na Ervanária Dona Maria, em Vendas Novas. Este local, com direito a páginas de Instagram e Facebook, vende "produtos naturais, homeopáticos e esotéricos", bem como "consultas de tarot e cartomancia", asseguradas por Céu Marquez.

Além de produtos esotéricos, a ervanária conta ainda com perfumes, decoração e revitalizantes naturais para venda, mas o "sigilo absoluto" é exigido apenas no que toca às "consultas de tarot", feitas por marcação e em "segurança".

Chega

No anúncio da sua candidatura à presidência da Assembleia Municipal de Vendas Novas, Céu Marquez diz ser "empresária há mais de 18 anos". Isto porque, além de taróloga e cartomante, Céu Marquez é ainda consultora imobiliária:

"Maria do Céu Marquez, tenho 51 anos, sou natural de Viseu (Orgens), vivo no concelho de Vendas Novas há 20 anos, mãe de três filhos, empresária há mais de 18 anos. É com muito orgulho e muita determinação e um forte desejo de mudança em Vendas Novas que sou candidata a presidente da Assembleia Municipal de Vendas Novas. Conto com vosso apoio", lê-se em publicação feita pela própria no dia 27 de julho, confirmando assim as alegações feitas ainda antes deste anúncio público.

Em suma, embora negue ter praticado consultas de Cartomancia no Facebook, Céu Marquez, candidata pelo Chega à Assembleia Municipal de Vendas Novas, vende os seus serviços ligados ao Tarot nessa mesma região. Quanto à ervanária, Marquez não fez comentários sobre os produtos colocados à venda nas suas páginas de Facebook e Instagram, que embora tenham domínios diferentes, partilham as fotografias e os contactos telefónicos.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network