"Segundo a estatística revelada pelo Canal Parlamento, André Ventura é o deputado mais ofendido pelos restantes deputados em 46 anos de democracia", lê-se na publicação em causa.

Verdade ou falsidade?

Não encontramos qualquer registo público da suposta "estatística revelada pelo Canal Parlamento".

Questionada pelo Polígrafo, fonte oficial do gabinete de comunicação da Assembleia da República assegura que "o Canal Parlamento não realizou nenhum estudo estatístico sobre as intervenções dos deputados" e que a análise estatística mencionada na publicação simplesmente "não existe".

"O serviço da Assembleia da República com responsabilidade pela elaboração de relatórios estatísticos é a Divisão de Informação Legislativa Parlamentar. Este serviço, como todos os demais - sendo estatutariamente isento e politicamente equidistante - faz estatística sobre a atividade do Parlamento em cada sessão legislativa e em cada Legislatura, não emitindo juízos de opinião ou de valoração das diferentes intervenções politicas", garante a mesma fonte.

Pelo que concluímos que a publicação sob análise difunde uma evidente falsidade.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network