“Em 2007, um canal de televisão de Marrocos a ensinar às mulheres como tapar com maquilhagem as nódoas negras depois de serem espancadas pelos maridos. Marrocos é um país islâmico que orgulhosamente adere à Sharia”. Em tradução livre a partir da língua espanhola, esta é descrição de uma das partilhas na rede social X/Twitter do alegado tutorial de maquilhagem difundido por um canal marroquino. Mas será que esta alegação tem fundamento?
Embora a transmissão não tenha sido feita no ano 2007, como referido, a situação narrada é real. As imagens remontam a 23 de novembro de 2016 e foram transmitidas pelo canal de televisão estatal 2M, durante o programa “Sabahiyat”.
Este tutorial de maquilhagem invulgar causou, como seria de esperar, muita polémica e houve, inclusive, uma petição online a exigir uma ação legal contra o canal e o programa.
O canal marroquino pediu desculpa, como é possível ler num “post” na sua página oficial na rede social Facebook e o vídeo foi eliminado do site do canal.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: