O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Campo de treinos do Estrela da Amadora” foi “utilizado para milhares de muçulmanos rezarem”, como se diz nas redes sociais?

Sociedade
O que está em causa?
De forma a ilustrar a "realidade assustadora" que "já chegou a Portugal", está a ser partilhado no X um vídeo onde se vê "milhares de muçulmanos" a rezar no campo de treinos do Estrela da Amadora. As imagens são reais, mas a informação que lhe é atribuída carece de algum contexto.

“Na Amadora, campo de treinos do CF Estrela Amadora é utilizado para milhares de muçulmanos rezarem. A realidade assustadora que víamos noutros países já chegou a Portugal, a islamização do nosso país já está em curso”, alerta-se num tweet publicado a 2 de julho.

O vídeo que acompanha a alegação pretende provar que é assim que aquele campo tem sido utilizado, mas será que esta suposta utilização por parte da comunidade muçulmana é frequente como dá a entender o tweet?

O vídeo é verdadeiro, mas carece de contexto essencial para entender o que está em causa. As imagens foram registadas no dia 11 de abril deste ano e sim, o Estrela da Amadora abriu as portas do campo de treinos para que a comunidade muçulmana pudesse assinalar o Eid al Fitr, uma celebração realizada ao nascer do Sol que serve para fechar o período do Ramadão.

Para o efeito foi utilizado o campo sintético anexo ao Estádio José Gomes, tendo marcado presença cerca de três mil muçulmanos, segundo o jornal “A Bola“.

Mas, ainda que o espaço tenha sido utilizado pelos muçulmanos, tal como sublinhou ao Polígrafo o Estrela da Amadora, esta não é uma utilização frequente do campo. A cedência do espaço à comunidade muçulmana já aconteceu antes, mas só nesta altura e no campo sintético, que é o mais pequeno e utilizado para a formação.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque