“A FNAC Portugal e o BNP Paribas pagaram a uma empresa (provavelmente a mesma) para fazer isto”, lê-se numa publicação partilhada recentemente no X, a propósito da mais recente campanha de regresso às aulas presente nas lojas da FNAC.
O problema está no facto de, como é visível nas duas imagens que acompanham a alegação, os materiais que compõem esta campanha terem incluído a fórmula do Teorema de Pitágoras – que determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c²) de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a²+b²) – com um erro: a² = b² + c².
Mas será que se confirma que estes materiais de comunicação estiveram mesmo em exibição em lojas da FNAC?
Sim. A própria marca assumiu o erro, em resposta à autora da denúncia no X: “Tratou-se de um erro tipográfico para a impressão das primeiras peças de comunicação, que está a ser substituído.”
A mesma informação foi, aliás, transmitida ao Polígrafo por fonte oficial da marca: “Ocorreu, efetivamente, um erro tipográfico em algumas das primeiras peças de comunicação impressas. Este erro foi prontamente identificado e a FNAC está a proceder à substituição imediata de todas as peças afetadas.”
A FNAC disse ainda ser “importante salientar que o BNP Paribas aparece apenas nos cartazes relacionados com opções de crédito, não fazendo parte da campanha geral de regresso às aulas”.
Perante estes factos, a marca “lamenta qualquer confusão que este lapso possa ter causado” e garante estar “empenhada em proporcionar um regresso às aulas sem imprevistos”.
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Avaliação do Polígrafo: