Em e-mail enviado ao Polígrafo, um leitor referiu ter visto publicada numa página humorística no Instagram a informação de que a Câmara Municipal de Albufeira tinha gasto “450 mil euros com a série Morangos com Açúcar”.
Na publicação de Instagram em causa, foi também partilhada uma tabela que parece conter informações do Portal Base em relação ao valor alegadamente gasto com a série juvenil. Mas será mesmo verdade que a autarquia de Albufeira gastou este valor com os Morangos com Açúcar?
Ainda que tenha sido partilhada numa página de teor humorístico, a informação é mesmo verdadeira. Foi publicado no Portal Base a 13 de novembro um “contrato para a aquisição de serviços para comparticipação na produção da série Morangos com Açúcar”. Trata-se de um contrato feito por ajuste direto, celebrado entre a Câmara Municipal de Albufeira e a empresa SMD Seemydreams Productions – Produções, Unipessoal Lda.
A cláusula 2.ª do contrato detalha que os 450 mil euros são referentes ao valor da aquisição de serviços. Em cima destes são pagos mais 103,5 mil euros de IVA. Ou seja, em rigor, a Câmara Municipal de Albufeira gastou 503,5 mil euros com a aquisição de serviços para a comparticipação na produção da série Morangos Com Açúcar.
Já em outubro de 2024, a autarquia tinha anunciado na página da Câmara que a temporada de verão da série estava a ser gravada “desde o passado mês de setembro” em Albufeira.
Questionada pelo Polígrafo, a autarquia explicou que “o repertório” recolhido durante a produção da série no município “servirá para atualizar a imagem promocional da cidade”. “Trata-se de uma publicidade não convencional, em que a questão é promover a cidade e a sua riqueza num contexto de um argumento, integrando a oferta da cidade e dos locais”, esclareceu fonte da autarquia.
Além de sublinhar que “o produto de sol e praia” vai ser evidenciado nas imagens da série, apontou também a importância de “fomentar o Museu Submerso para que o mesmo seja cada vez mais reconhecido, promover os variados percursos pedestres que o concelho oferece, bem como os serviços e estabelecimentos comerciais existentes e que também aparecem nas filmagens”.
Explicou ainda que “produzir e realizar este tipo de produto exige um acompanhamento constante por parte da Câmara Municipal, concretamente, em facultar acessos para a produtora, assim como fornecer as refeições e o alojamento das equipas, além da cedência de alguns espaços municipais para o desenvolvimento dos trabalhos”.
Assim sendo, confirma-se: é verdade que a Câmara Municipal de Albufeira gastou 450 mil euros (mais 103,5 mil euros de IVA) com a série Morangos com Açúcar, cuja temporada de verão foi gravada no município.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: