O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Câmara Municipal da Marinha Grande gastou “mais de 62 mil euros” a mudar o logótipo do município?

Local
O que está em causa?
O montante que é referido nas redes sociais corresponde ao valor contratualizado (50.670 euros) pela autarquia e ao IVA correspondente. No entanto, os serviços adquiridos englobam outros pontos para além do logótipo, como trabalhos fotográficos, de vídeo e de comunicação.

“Quando um logótipo é a prioridade de um executivo.” Surgiu no Facebook em meados de maio uma publicação na qual se acusa a Câmara Municipal da Marinha Grande de ter gasto mais de 62 mil euros na alteração do logótipo do concelho.

“Este trabalho custou 62.324 euros aos cofres da Câmara Municipal”, critica um utilizador no Facebook. “Mais de 62 mil euros desperdiçados num capricho de imagem, enquanto por todo o Concelho persistem problemas estruturais que este executivo continua a ignorar”.

Mas será que a autarquia marinhense gastou mesmo este montante na troca de logótipo?

Em resposta ao Polígrafo, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, esclareceu que a mudança de logótipo está incluída nos serviços de comunicação e vídeo que o município adquiriu e cujo contrato foi publicado no portal Base a 7 de outubro de 2024. De acordo com o documento, o valor contratualizado foi de 50.670 euros, aos quais acresce o IVA (a 23%, 11.654,10 euros).  No total, foram gastos 62.324,10 euros, um valor muito próximo do indicado na publicação que circula nas redes sociais.

Porém, este montante não corresponde só à mudança do logótipo. Aurélio Ferreira explicou ao Polígrafo que o contrato incluiu a prestação de serviços de consultoria de comunicação, a delineação de uma estratégia e de um plano de comunicação, a criação de “nova logomarca do município”, recolha fotográfica de 100 imagens do território com direitos exclusivos para o Município, um vídeo promocional e três outros spots de vídeo. Os elementos estavam já previstos no caderno de encargos referente à prestação de serviços de comunicação e vídeo.

“Fizemos este investimento porque vivemos num tempo em que os territórios precisam de comunicar bem para atrair talento, investimento, turismo e confiança. A Marinha Grande tem muito para mostrar — e merece fazê-lo com qualidade, criatividade e identidade”, justificou o autarca ao Polígrafo.

Conclui-se, portanto, que ainda que o montante mencionado na publicação em causa seja verdadeiro (corresponde ao valor contratualizado e ao IVA acrescido), não corresponde apenas à mudança de logótipo mas a uma gama de serviços de comunicação e vídeo contratados pelo município. A publicação resume o gasto a apenas uma porção dos serviços adquiridos. Merece, portanto, o carimbo de “descontextualizado”.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque