"No 'Dia Europeu sem Carros', 22 de setembro, a Avenida dos Combatentes enche-se de carros… Elétricos, híbridos e hidrogénio. O 'Dia sem Carros' está inserido na 'Semana Europeia da Mobilidade' que está a decorrer em Viana do Castelo de 16 a 22 de setembro, com diversas iniciativas", lê-se em publicação no Facebook remetida esta semana ao Polígrafo com pedido de verificação de factos.

Na respetiva caixa de comentários multiplicam-se as críticas à iniciativa, na medida em que se fomenta assim a mobilidade em automóvel precisamente no "Dia Europeu sem Carros", aproveitando aliás a proibição de circulação de automóveis durante aquele dia 22 de setembro na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, artéria central da cidade de Viana do Castelo.

E confirma-se que aconteceu mesmo. Aliás, a iniciativa foi até promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) nas redes sociais.

"No âmbito da 'Semana Europeia da Mobilidade', para assinalar o 'Dia Europeu sem Carros', a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu um conjunto variado de iniciativas. O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a vereadora da Mobilidade, Fabíola Oliveira, estiveram na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra para visitar uma mostra com 13 concessionários representantes de 22 marcas de automóveis com opções 100% elétricas ou híbridas", destaca-se num post de 22 de setembro na página da CMVC no Facebook.

O Polígrafo contactou entretanto a CMVC, questionando sobre uma eventual contradição inerente à realização de uma mostra de carros no "Dia Europeu sem Carros", tal como se sublinha na publicação sob análise e respetivos comentários.

Na resposta, o gabinete de comunicação da CMVC indicou que "para assinalar o 'Dia Europeu sem Carros', a autarquia efetuou o corte de trânsito de uma das artérias mais movimentadas na cidade. Aproveitando o facto de não existir circulação, o Município promoveu uma mostra de veículos elétricos para dar a conhecer à população meios alternativos e energeticamente mais eficientes relativamente às viaturas movidas a combustível fóssil".

Ou seja, é verdade que a CMVC promoveu uma mostra de carros no "Dia Europeu sem Carros", mas consistiu exclusivamente em veículos elétricos, com o intuito de "dar a conhecer à população meios alternativos e energeticamente mais eficientes".

Como salienta o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), o "Dia Europeu sem Carros" é uma iniciativa que "procura promover a qualidade de vida e a proteção do ambiente, sugerindo a adoção de meios de transporte menos poluentes nas cidades".

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network