Nas últimas semanas surgiram nas redes sociais várias comparações de preços entre produtos vendidos nas cadeias de supermercados portuguesas e espanholas. Entre eles, o café da Delta, a empresa portuguesa de Rui Nabeiro com sede em Campo Maior, no Alentejo. Será possível que este café, que em Portugal é vendido, por norma, abaixo do preço de venda ao público, seja mais barato em Espanha?

A comparação não é a mais correta, mas serve para suportar a conclusão final: "O Café Delta é mais caro em Portugal do que em Espanha." Uma embalagem de 220 gramas de café moído "Colômbia" custará 3,32 euros em Espanha, mas a mesma embalagem de café em grão "Colômbia" custa 3,99 euros em Portugal.

O Polígrafo compara outros produtos, da marca portuguesa "Delta", vendidos nas principais cadeias de distribuição em Espanha e em Portugal:

Delta Drip Coffee (Moído 5x9GR), com preço de venda ao público (site da Delta) nos 3,49 euros, está à venda em Espanha, nos supermercados Carrefour e Alcampo por 3,25 euros e 2,68 euros, respetivamente. Por cá, os supermercados mantêm o PVP (pode ver aqui e aqui).

Café Solúvel Delta (emb. 100 gr), com preço de venda ao público (site da Delta) nos 3,99 euros, vende-se em Espanha, no supermercado Alcampo, por 3,15 euros. Em Portugal, nas grandes cadeias de supermercado, só pode encontrá-lo por 3,99 euros e 3,49 euros (sem promoção): veja aqui e aqui).

Cápsulas de Café Qharacter Intensidade 9 (40 unidades), com preço de venda ao público (site da Delta) nos 13,99 euros, pode ser encontrado no supermercado Alcampo, em Espanha, por apenas 9,99 euros. Em Portugal, o preço sobe para os quase 14 euros, seguindo o PVP.

Cápsulas de Café Qharacter Intensidade 9 (10 unidades), com preço de venda ao público (site da Delta) nos 4,19 euros, é vendido em Portugal por 3,49 e 3,91 euros, aqui e aqui, respetivamente. Mais uma vez, no supermercado Alcampo, em Espanha, o preço de venda é inferior: 3,25 euros pelo mesmo produto.

Importa referir, no entanto, que mesmo em Portugal vários produtos são vendidos abaixo do PVP recomendado. Além disso, em Espanha, o IVA sobre produtos como o café situa-se nos 10%, 3 pontos percentuais abaixo de Portugal.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network