O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Burlas. ANSR enviou email a utilizadores para regularização de multas no valor de 120 euros?

Sociedade
O que está em causa?
São 120 euros para pagar até um determinado dia. Se a data for ultrapassada, o valor passa a ser de 365 euros. É esta a mensagem que vários condutores estão a receber nos seus emails de um remetente que se faz passar pela ANSR. Trata-se de uma burla, pelo que não deve proceder a nenhum pagamento.
© Estela Silva/Lusa

Com o assunto “prazo de pagamento prestes a expirar”, um email assinado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) terá sido enviado a vários utilizadores para pagamentos de coimas relacionadas com infrações. A multa no valor de 120 euros pode subir para os 365 euros se a data limite de pagamento for ultrapassada.

Neste caso, falamos de um email enviado a 11 de fevereiro e com data limite de pagamento para o mesmo dia. Mas será verdadeiro?

Não. Trata-se de uma burla desmontada de imediato pelo facto de a ANSR não enviar mensagens ou emails a solicitar pagamentos, mas apenas notificações por correio físico, como informou a entidade ao Polígrafo. Além disso, o email recorre a expressões do português do Brasil, como “registrada”. Mais: o rementente é um email registado em Itália, sem qualquer ligação à ANSR.

O método é simples: o e-mail contempla um “link” para evitar uma “multa majorada” que faz parte do plano da burla e leva os utilizadores a fornecer dados bancários. A partir daí, o dinheiro é retirado e o utilizador foi burlado.

A ANSR diz ao Polígrafo que “cumpre com normativos em vigor em matéria de cibersegurança” e tem “uma Política de Segurança da Informação, um Plano de Segurança da Informação e um responsável da Cibersegurança e Ponto de Contacto Permanente com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)”.

Sempre que ocorre um incidente, “a ANSR, nos termos da lei, comunica ao Ponto de Contacto Permanente ao CNCS o incidente”. 

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque