O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Bruno Lage disse que não queria Aursnes a jogar de início a defesa direito e escalou-o para essa posição quatro dias depois?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
Uma alegada contradição de Bruno Lage, já no decorrer do Mundial de Clubes, sobre a posição em que deve ser utilizado Fredrik Aursnes está a alimentar várias críticas ao treinador benfiquista nas redes sociais. Verificámos.

 

Na segunda-feira o Aursnes não ia jogar de titular a lateral-direito, hoje joga…

A incompetência reina aqui.

Este é o texto de uma publicação na rede X, acompanhada da entrevista rápida concedida por Bruno Lage à Dazn, pouco tempo antes do início do Benfica-Auckland, para a 2.ª jornada do Mundial de Clubes.

 

Em causa está a posição em que deve jogar Fredrik Aursnes e o discurso versus ação do treinador do Benfica sobre o tema.

Apesar do norueguês ter jogado diversas vezes como lateral direito (principalmente sob a orientação de Roger Schmidt), Bruno Lage afirmou, de facto, no final do Benfica-Boca Juniors (que começou às 23 horas portuguesas da passada segunda-feira) que não queria que Aursnes jogasse naquela posição.

Na conferência de imprensa após a partida, esta foi a resposta de Lage à pergunta se o Benfica precisava de um lateral direito com urgência ou se tinha encontrado a solução com Aursnes (depois de, com a cabeça, ter tido que sim à primeira parte da pergunta e que não à segunda):

“O Fredrik é um jogador fantástico, faz diversas posições, mas eu conto com ele noutra posição, eventualmente no decorrer do jogo, como foi hoje, poder jogar ali e ajudar-nos – não há problema nenhum –, mas a começar de início, não. Precisamos de um defesa direito.

Na 2.ª jornada do Mundial de Clubes (esta sexta-feira), frente ao Auckland, Aursnes jogaria efetivamente a lateral direito. Com a inclusão de Leandro Barreiro no onze inicial ainda se gerou a dúvida de qual o atleta que iria ocupar a faixa destra da defesa, mas Barreiro atuou como médio centro (defensivo), no lugar do lesionado Florentino. Mesmo antes do jogo, a dúvida foi desfeita pelo próprio treinador do Benfica, na entrevista rápida estipulada pela FIFA, em trecho reproduzido na publicação agora verificada e que aqui se reproduz na parte alusiva a esta opção:

Pergunta: “Fez algumas alterações no onze, joga com o Aursnes à direita, o que é que pretende da equipa nesta partida?

Bruno Lage: “Pretendemos muito dinâmica, principalmente no terço ofensivo. E é por isso que nós fizemos as alterações. Ter o Fredrik, que é um jogador muito inteligente, tanto pode estar por dentro como estar por fora, mesmo a jogar na lateral vai ter posicionamentos de médio, posicionamentos de ala, vai conseguir entrar dentro de área, enfim, criar uma dinâmica que nos possibilite ter muitos homens a entrar para dentro de área, ter muitas situações de finalização – que pelo ar, quer pelo chão –, muitas combinações a dois e a três perto da área para criarmos o maior número possível de situações de finalização.

 

Com efeito, é verdadeiro que Bruno Lage disse que não queria Aursnes a jogar de início a defesa direito (terça-feira de madrugada) e escalou-o justamente para essa posição no jogo seguinte (sexta-feira). Tudo isto durante o Mundial de Clubes.

 

_____________________________

Avaliação do Polígrafo Futebol:

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque