A publicação tem origem no Brasil mas entretanto também já chegou a Portugal. Baseia-se numa imagem do mapa do território do Brasil, dentro do qual supostamente cabe "toda a Europa", daí ser uma "burrice" comparar o número de mortes por Covid-19 no Brasil e na Europa.

Confirma-se que o Brasil tem um território maior do que "toda a Europa" e o mesmo número de mortes por Covid-19 do que a França, tal como é alegado na mensagem da publicação em causa?

O território do Brasil ocupa uma área total de 8.515.767 km2, ao passo que o território da Europa, incluindo a parte ocidental da Rússia, ocupa uma área total de 10.180.000 km2. Ou seja, é falsa a alegação de que "toda a Europa cabe dentro do Brasil como podem ver no mapa".

Por outro lado, também não se confirma que o Brasil e a França tenham o mesmo número de mortes registadas por Covid-19.

Até ao dia de hoje, 24 de maio, o Brasil tem 22.214 mortes e um total de 352.163 casos de infeção por Covid-19. Quanto à França, tem 28.332 mortes e um total de 182.469 casos de infeção. Ou seja, neste momento o Brasil tem mais casos e menos mortes do que a França.

Importa ainda salientar que as comparações entre países costumam basear-se na população de cada país e não na área territorial.

A título de exemplo, em proporção da população, o Brasil regista 105 mortes por cada milhão de habitantes (cerca de 209 milhões de habitantes no total), ao passo que a França regista 434 mortes por cada milhão de habitantes (cerca de 67 milhões de habitantes no total).

________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network