São publicações antigas, a maior parte do início de 2019, mas continuam a circular nas redes sociais e voltaram a tornar-se virais nas últimas semanas. Apresentam imagens de botijas de gás e comparam os preços entre Portugal e Espanha, apontando para uma diferença substancial: 26 euros em Portugal e 14 euros em Espanha.

É verdade que uma botija de gás em Portugal custa quase o dobro em comparação com Espanha? Verificação de factos.

De facto, em novembro de 2018, a Agência Lusa noticiou que "os combustíveis são dos bens que os portugueses residentes junto à fronteira entre o Algarve e Espanha mais procuram no país vizinho, onde uma botija de gás pode custar quase metade do preço do que em Portugal". Terá sido essa a fonte das publicações em análise.

"Com uma garrafa de gás butano de 13 quilogramas a custar, em média, 26 euros em Portugal, a Agência Lusa esteve em Espanha e constatou que o mesmo produto pode ser adquirido por aproximadamente 14 euros em Ayamonte, localidade espanhola separada de Castro Marim e Vila Real de Santo António pelo rio Guadiana", informou a Agência Lusa.

"A média de preços é de 26 euros em Portugal, mas o valor das botijas pode variar consoante as marcas e as localidades, podendo alcançar os 29 euros, o que leva muitos portugueses a dirigirem-se aos postos de combustíveis mais próximos da fronteira para comprar este bem", acrescentou.

Em suma, as publicações em análise são verdadeiras.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro