O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Botija de gás em Portugal custa quase o dobro em comparação com Espanha?

Economia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Circulam várias publicações nas redes sociais indicando que uma botija de gás em Espanha custa 14 euros, ao passo que em Portugal custa 26 euros. Ou seja, quase o dobro. Verdade ou mentira?

São publicações antigas, a maior parte do início de 2019, mas continuam a circular nas redes sociais e voltaram a tornar-se virais nas últimas semanas. Apresentam imagens de botijas de gás e comparam os preços entre Portugal e Espanha, apontando para uma diferença substancial: 26 euros em Portugal e 14 euros em Espanha.

 

 

É verdade que uma botija de gás em Portugal custa quase o dobro em comparação com Espanha? Verificação de factos.

De facto, em novembro de 2018, a Agência Lusa noticiou que “os combustíveis são dos bens que os portugueses residentes junto à fronteira entre o Algarve e Espanha mais procuram no país vizinho, onde uma botija de gás pode custar quase metade do preço do que em Portugal“. Terá sido essa a fonte das publicações em análise.

 

 

“Com uma garrafa de gás butano de 13 quilogramas a custar, em média, 26 euros em Portugal, a Agência Lusa esteve em Espanha e constatou que o mesmo produto pode ser adquirido por aproximadamente 14 euros em Ayamonte, localidade espanhola separada de Castro Marim e Vila Real de Santo António pelo rio Guadiana”, informou a Agência Lusa.

“A média de preços é de 26 euros em Portugal, mas o valor das botijas pode variar consoante as marcas e as localidades, podendo alcançar os 29 euros, o que leva muitos portugueses a dirigirem-se aos postos de combustíveis mais próximos da fronteira para comprar este bem”, acrescentou.

Em suma, as publicações em análise são verdadeiras.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...