"Estou pessoalmente consternado com o incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame, símbolo da cultura ocidental e da fé cristã. Me solidarizo à todos os ingleses nesse momento tão difícil e doloroso", terá escrito Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, num tweet publicado no dia 14 de abril de 2019.

A imagem desse tweet (supostamente da autoria de Bolsonaro) tornou-se viral no Brasil e entretanto já chegou a Portugal. Vários leitores do Polígrafo questionam sobre se é verdadeiro ou falso.

Ora, na página oficial de Bolsonaro na rede social Twitter não há qualquer registo da publicação em causa. A única mensagem de Bolsonaro sobre o incêndio na Catedral de Notre-Dame foi publicada no dia 15 de abril e não apresenta qualquer referência a "todos os ingleses". Passamos a transcrever: "Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês".

Há outro elemento a ter em conta: o incêndio que assolou a Catedral de Notre-Dame, em Paris, ocorreu no dia 15 de abril, sendo a publicação em análise datada de 14 de abril, um dia antes do acontecimento. Ou seja, tudo aponta para que o tweet seja uma falsificação.

Se ainda restasse alguma dúvida, a Agência Lupa (plataforma brasileira de fact-checking) acaba por as dissipar, na medida em que apurou que se trata de uma montagem.

"A imagem analisada pela Lupa é uma montagem. (…) O tuíte que aparece na publicação no Facebook, no qual o presidente teria mencionado os ingleses, não está nas ferramentas Tweets de Bolso, de Aos Fatos, e Desbloqueando JB. Esses dois sistemas replicam e arquivam publicações do presidente no Twitter, mesmo que elas sejam eventualmente apagadas", garante a Agência Lupa.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua