"O presidente Jair Bolsonaro é o terceiro chefe de governo mais popular do mundo nas redes sociais. O levantamento é do 'Estadão', elaborado pela consultoria Quaest", indica-se no artigo em causa.

"Foram analisados perfis de 18 líderes mundiais a partir das métricas de uso do Instagram, Twitter e Facebook. Quem segue na dianteira no ranking é o indiano Narendra Modi, com 64,25 no IPD. Donald Trump, presidente dos EUA, aparece na segunda colocação, com 62,27. Jair Bolsonaro em terceiro, com 52,75", salienta-se.

Verdade ou falsidade?

O Índice de Popularidade Digital (IPD) é, de acordo com o respetivo o site oficial, "uma iniciativa inédita da Quaest Pesquisa e Consultoria e passa a ser referência para medições e estudos sobre a influência de marcas e personalidades no ambiente digital".

Para calcular o IPD são consideradas cinco métricas: presença digital nas redes sociais (ou seja, os perfis ativos), a fama (número de seguidores), o engagement (interação, likes, comentários nas publicações), a mobilização (partilhas) e, finalmente, a valência (índice de reações positivas).

De acordo com o jornal brasileiro "Estadão", o índice foi calculado a partir de uma amostra de 18 líderes mundiais, agregando os dados das redes Facebook, Instagram e Twitter de cada um. A escala do IPD vai de 0 a 100, sendo que 0 representa popularidade mínima e 100 a popularidade máxima. Para a análise, considerou-se o período temporal entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.

Jair Bolsonaro foi de facto o terceiro presidente mais popular ao nível global nas redes sociais, com um IPD de 52,75 pontos. Em segundo lugar ficou Donald Trump (EUA) com 62,27 e, em primeiro, Narendra Modi (Índia) com 63,25.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network