O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Boa notícia: o senhor pode ter direito a um reembolso de imposto.” Este e-mail está a ser enviado pelas Finanças?

Sociedade
O que está em causa?
A mensagem que tem sido recebida por vários contribuintes pede-lhes que confirmem alguns dos seus dados de forma a receberem o reembolso de um imposto que nunca chega a ser explicado. Estará em causa uma comunicação oficial das Finanças?
© Mário Cruz/Lusa

“Boa notícia: o (a) Senhor(a) pode ter direito a um reembolso de imposto.” A informação lê-se num e-mail que tem sido encontrado, por vários contribuintes, nas suas caixas de correio eletrónico. O remetente surge identificado como Autoridade Tributária e Aduaneira e a mensagem informa o contribuinte de uma “possibilidade” de restituição de um valor. Nunca é explicado que valor é este.

“Para confirmar e dar continuidade ao processo, solicitamos gentilmente que os dados necessários sejam preenchidos até o dia 31 de maio de 2025”, refere-se ainda no e-mail.

Será que esta é mesmo uma comunicação oficial das Finanças?

Não. O e-mail em causa é só mais uma de dezenas de comunicações fraudulentas que se têm proliferado em massa nos últimos anos na internet.

Há vários elementos na suporta mensagem da Autoridade Tributária (AT) que mostram que esta não é uma comunicação oficial. Logo no topo, o endereço do remetente do é “info@at-gov-pt”. Ainda que muito semelhante, este não é um e-mail através do qual a AT costume enviar mensagens aos contribuintes. Onde há hífens, deveria haver pontos: “info@at.gov.pt”.

Mensagens muito semelhantes também têm sido enviadas por endereços como o “noreply@at-gov-pt”, com outros prazos de confirmação de dados. Mais uma vez, os hífens no lugar dos pontos denunciam que não se trata de um e-mail oficial das Finanças.

A linguagem utilizada também não é concordante com a que se costuma encontrar em e-mails informativos das Finanças. O cabeçalho das comunicações costuma conter as palavras “Caro/a Contribuinte”, seguido do nome do recetor do e-mail e do seu número de contribuinte. Já esta mensagem é muito mais geral, referindo-se ao contribuinte simplesmente como “o(a) Senhor (a)”. Também não é comum existirem expressões como “Boa notícia” antes de apresentada a informação.

A 6 de março, a Autoridade Tributária e Aduaneira publicou um esclarecimento no seu site oficial no qual dava conta de vários e-mails fraudulentos que circulavam na altura e que, também anunciavam aos contribuintes falsos reembolsos. “Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, avisou a AT.

Assim, as mensagens em causa não foram enviadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira. É mais uma mensagem fraudulenta com o objetivo de incentivar os utilizadores a interagirem com o link que se encontra no e-mail, para depois lhes roubar os dados.

_________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque