- O que está em causa?Mariana Mortágua esteve este domingo (10) em Viseu, na sessão de encerramento do Fórum Socialismo, onde defendeu o controle das rendas e a redução da margem dos bancos no que respeita aos juros. Nas redes sociais, garante-se que a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) também quer "proibir a venda de casas a estrangeiros". Será verdade?

"Para a coordenadora do BE, o controle das rendas, a redução da margem dos bancos nos juros e a proibição da venda de casas a não residentes são as soluções urgentes para baixar o preço da habitação. Eu saliento: proibir vender casas a estrangeiros. Nem o Chega vai tão longe", destaca-se num "tweet" divulgado esta segunda-feira (11), no "X".

A acusação é feita um dia depois de Mariana Mortágua marcar presença na sessão de encerramento do Fórum Socialismo, a ‘rentrée’ política do Bloco que decorreu em Viseu. No discurso final, a coordenadora do BE afirmou ser necessário (e com urgência) "controlar as rendas, com tetos ajustados a cada região, a cada tipologia de imóvel e, mais importante do que tudo, ajustados aos salários" pagos em Portugal.
Além disso, Mortágua pediu que se reduzisse "a margem dos bancos nos juros", já que estes registaram "lucros de 5.000 milhões de euros nos últimos 18 meses, que a ganância arrancou à custa de tanto sacrifício". Por último, a líder dos bloquistas afirmou ser necessário "proibir a venda de casas a não residentes", exceto se se tratarem de emigrantes portugueses.
O objetivo é "juntar quem não consegue sair de casa dos pais e quem desespera por uma casa onde caibam os filhos, quem enfrenta o despejo e quem já não sabe como pagar o crédito à habitação, quem paga a renda e fica sem nada ao final do mês e quem, por isso, pensa em emigrar".
Mortágua alertou - "Ninguém se atreva a dizer que são medidas radicais, porque não há nada mais brutalmente radical do que trabalhar, ter um salário e não conseguir pagar uma casa" -, mas não valeu de muito. Nas redes sociais, utilizadores acusaram a deputada de querer vedar a venda de imóveis a todos os estrangeiros. Essa generalização está incorreta.
Ao Polígrafo, o Bloco de Esquerda confirma que é falso que Mortágua tenha defendido tal medida: na verdade, a proibição aplica-se apenas a não residentes, o que permite que as casas sejam, efetivamente, vendidas a estrangeiros.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
