A denúncia foi feita ao Polígrafo por uma leitora, que notou uma variação brusca do preço, em plena “Black Week”, de uma árvore de Natal à venda no “site” da Beliani, uma empresa “online” de móveis. Em causa estaria o produto “Árvore de natal com efeito de neve branco 180 cm BASSIE”.
Segundo este relato, que vinha acompanhado da fatura comprovativa da transação em causa, a 1 de novembro a árvore estaria à venda por 139,99 euros – valor que contava já com um desconto de 18% face ao “preço original” do produto, de 169,99 euros. A compradora acabou por pagar ainda menos – 125,99 euros – após ter adicionado à compra um “código promocional” que encontrou nas redes sociais.
Mas, de acordo com a leitora, houve uma substancial alteração esta semana: “Qual é o meu espanto quando vejo que a mesma árvore de Natal aumentou o preço em 100 euros na semana da ‘Black Friday’.” Afirmação que sustentou com as fotos que se seguem:
Consultando o “site” da Beliani, confirma-se que este mesmo produto estava a ser vendido, no dia 22 de novembro, por 239,99 euros: precisamente mais 100 euros sobre o valor promocional de venda a 1 de novembro – excluindo o desconto adicional obtido por via do código angariado nas redes sociais.
Porém, um aviso existente no topo desta página avisa que um “desconto adicional de 20%” poderá ser adicionado aos produtos até ao final de domingo, data em que termina oficialmente a “Black Week”. Mas a verdade é que tal acontece apenas “em compras no valor mínimo de 2.500” euros. Descontos adicionais de 15%, 10% e 5% também existem, mas apenas para o caso de transações iguais ou superiores a 1.000, 500 e 250 euros, respetivamente. Montantes, todos eles, superiores ao referente a esta árvore de Natal.
Ao Polígrafo, fonte oficial da Beliani Portugal começou, num primeiro momento, por explicar que não fabrica este tipo de artigos e que os “adquire de diversos fornecedores para a comercialização” no seu “site”.
Questionada sobre a “alteração no valor do artigo em questão”, a fonte citada revelou que a “conclusão do lote anterior e a chegada do novo lote dos nossos fornecedores com um custo diferente são alguns dos fatores que motivaram a modificação no preço em loja”.
Para justificar, recorre-se à “lei da oferta e da procura”: a “procura crescente por determinado produto resulta no aumento da sua produção, afetando, consequentemente, os custos associados”. A juntar ao “leque” de justificações adiciona-se ainda a inflação, com fonte da Beliani a referir que, “como é observável no quotidiano, tem-se verificado um significativo aumento nos preços dos produtos de modo geral”.
Perante estes factos, conclui-se ser verdade que a mesma árvore de Natal está a ser vendida, em plena “Black Week”, por mais 100 euros do que no início do mês.
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Avaliação do Polígrafo: